Termina Fórum de Educação para o Trânsito promovido pela SMTT
O tema da palestra foi “A nova sistemática na operação e fiscalização do trânsito em Aracaju”. Como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está executando o novo sistema de operação e fiscalização no trânsito, a partir disso a cidade será dividida em três postos de observação do trânsito.
O primeiro sistema já está funcionando em caráter experimental e vem dando bons resultados. Fica localizado no último andar do Edifício Estado de Sergipe (Maria Feliciana). Agentes de trânsito, utilizando binóculos, monitoram o trânsito e qualquer irregularidade como congestionamento ou estacionamento indevido de veículos, a fiscalização é automaticamente avisada por rádio para contornar o problema.
Em implantação, o segundo sistema vai funcionar na rotatória do Terminal do DIA e o terceiro na avenida Beira Mar. A cidade está dividida em áreas de fiscalização. Para essa nova sistemática de operação e fiscalização do trânsito, a SMTT colocou à disposição dos agentes dez veículos, dez motos, dois caminhões que farão o serviço de manutenção de toda a sinalização semafórica da cidade, um microônibus que será utilizado no transporte de estudantes das escolas do município para a Escola de Trânsito da SMTT e uma camioneta que dará o suporte de manutenção à frota.
“Todo esse esforço da administração municipal é para oferecer conforto, tranqüilidade e segurança a todos que estão no trânsito. A cidade continua sendo sinalizada e algumas mudanças na circulação de veículos em vários bairros estão sendo processadas para melhorar o dia-a-dia do motorista e do pedestre”, informou Bosco Mendonça.
Os Terminais de Integração estão incluídos nesse mutirão de trabalho que está mudando o comportamento do trânsito em Aracaju. O Terminal de Integração da Visconde de Maracaju foi totalmente reconstruído e o do centro da cidade – Fernando Sávio – recebeu reformas, oferecendo conforto e tranqüilidade para o usuário de ônibus. A Zona Oeste está recebendo um novo e moderno Terminal que facilitará a integração com o Terminal Rodoviário do Estado. Os demais Terminais estão inseridos no processo de recuperação geral.
Ciclovias
De acordo com Bosco Mendonça, por determinação do prefeito Marcelo Déda, foi elaborado um novo e moderno sistema cicloviário da cidade de Aracaju, reformando algumas ciclovias existentes, dotando-as de conforto e segurança para o ciclista e construindo uma série delas por toda a cidade.
Aracaju possui cerca de 13,5Km de ciclovias construídas. “É possível ao ciclista sair com segurança do extremo oeste da cidade e chegar ao Distrito Industrial pela ciclovia”, garante Bosco. Em breve a prefeitura, por meio da SMTT, dará início à construção da ciclovia da avenida Coelho e Campos, saindo da avenida São Paulo, e a do Orlando Dantas, partindo do Distrito Industrial pela Heráclito Rollemberg, chegando até à via de acesso ao bairro Santa Maria.
Redução de acidentes
Sobre a redução do número de acidentes em Aracaju, o superintendente afirmou que isso está acontecendo devido às medidas que a SMTT vem tomando, desde as campanhas educativas, palestras, comandos, até as aulas teóricas e práticas dadas aos estudantes e a outros vários setores da sociedade. “Essa é uma iniciativa da Escola de Trânsito, que está tendo um papel de relevância na conscientização da comunidade para o respeito e obediência às leis do trânsito”, disse.
No Primeiro semestre de 2005, comparado com o mesmo período de 2004, houve redução no número de acidentes em Aracaju. Na avenida Tancredo Neves caiu de 280 para 160; av. Desembargador Maynard – 145 para 83; av. Heráclito Rolemberg – 134 para 79 e na av. Beira Mar – 116 em 2004 e 95 em 2005.
Para Bosco Mendonça, a sinalização eletrônica nesses pontos onde os acidentes se registravam com freqüência devido ao excesso de velocidade, teve grande participação também na redução de acidentes nesse período citado. O número de acidentes, de acordo com os registros, no primeiro semestre do ano passado foi de 3.230; este ano caiu para 2.614, uma redução de 23,57%. O número de vítimas fatais que no ano passado registrou 37 mortes, este ano diminuiu para 22. “É o resultado de um trabalho sério em prol da população, principalmente em proteção ao pedestre, a prioridade no trânsito”, enfatizou Bosco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Termina Fórum de Educação para o Trânsito promovido pela SMTT – Fotos: Lindivaldo Ribeiro