Termina 1º Módulo da Capacitação Continuada em Mídias na Educação
Terminou nesta sexta-feira, 17, às 9h, o 1º Módulo da Capacitação Continuada em Mídias na Educação, realizada no 25º andar do Edifício Estado de Sergipe. Foram entregues certificados, com 120 horas de atividades, a 50 profissionais da Educação da rede pública de ensino (estadual e municipal), que têm acesso aos Laboratórios de Informática das escolas, das Diretorias Regionais de Educação (DRE’s) e da Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE).
A Capacitação em Mídias na Educação foi idealizada pela Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC) e executada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED). O objetivo do curso foi despertar e aperfeiçoar os educadores sobre as mídias vigentes na sociedade atual, levando-os a utilizá-las no contexto educativo como ferramenta que subsidia o processo de escolarização.
O professor em Ciências da Comunicação Ronaldo Linhares, do Serviço de Educação Profissional (SEPRO/DED), ministrou a palestra de encerramento do Curso. "Hoje o estágio de desenvolvimento das tecnologias educacionais permite uma maior confluência entre as mídias e a escola, favorecendo a aprendizagem dos alunos do ciclo básico".
A coordenadora em Sergipe do Programa Formação Continuada em Mídias na Educação e professora da UFS, Divanízia do Nascimento Souza, destacou que cabe à universidade realizar a avaliação e orientar a capacitação dos cursistas, assim como, a certificação e a coordenação geral das atividades. A SEED é responsável pela inscrição e seleção de profissionais que participam das atividades.
Curso à distância
O curso é desenvolvido à distância e as aulas presenciais são mediadas por tutoras da SEED no Laboratório de Informática Educativa da DITE. Nesta etapa do 1º Módulo, foram ministrados conteúdos do "Ciclo Básico".
Para a tutora do curso, professora Rita Barbosa de Sousa, é importante promover a integração entre as várias mídias que existem na atualidade – impressas, internet, televisão e rádio e a educação. Já a tutora Gilvanda Maria Dias da Silva falou sobre a experiência de trabalhar com professores em ambiente virtual. "Temos cursistas com vários tipos de desenvolvimento cognitivo. Alguns já atuam no Programa de Informática Educativa, outros já fizeram cursos à distância, mas têm também os que ainda não conhecem".
Para Sandra Cunha Pacheco Ribeiro professora articuladora do Laboratório de Informática da Escola Estadual Artur Fortes, "é importante conhecer as formas de utilização das mídias para melhor introduzi-las dentro da sala de aula. Entre todas as mídias, a internet é a mais interessante, pois permite uma conexão simultânea com as pessoas em outras localidades do Estado e do país".
Realização dos 2º e 3º Módulos
Os cursistas com nível superior irão participar do 2º Módulo, também chamado de "Ciclo Interno", que começará no dia 5 de outubro, com 60 horas-aulas de atividades, enfocando Aperfeiçoamento em Mídias. As inscrições ocorrerão nas sedes das DRE’s e na DITE, a partir de 1º de setembro, sendo ofertadas 200 vagas.
O 3º Módulo denominado "Avançado" terá 120 horas. Os cursistas irão escrever uma monografia tornando-se especialista em Mídia na Educação.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]