Terceira noite da Semana de Dança atrai bom público ao Teatro Atheneu
Pela terceira noite consecutiva, as cortinas do Teatro Atheneu se abriram para revelar ao público o talento de vários representantes da dança em Sergipe. Eles compõem a programação da VI Semana Sergipana de Dança, evento realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Folclore, cultura árabe, arte moderna e contemporânea dominaram a série de apresentações dessa quinta-feira, 17, que contou com a presença de um bom número de espectadores na plateia.
Como acontece em todos os dias do evento, a cultura popular marcou a abertura da programação da noite. Sob a batuta do Mestre Rindu, o grupo ‘Caceteiras’, do município de São Cristóvão, levou a exuberância da sua tradição à área externa do teatro. A pisada forte dos componentes, que virou marca registrada do grupo, convidava a população que passava pelas ruas do bairro São José a prestigiar o evento.
Em seguida, já no palco do Atheneu, foi a vez da Juventu’s Cia de Dança apresentar o resultado de um trabalho cuja preparação demorou meses: o espetáculo ‘Muros’. Embalados pelos mais diversos ritmos musicais, os bailarinos da companhia exibiram uma coreografia envolvente. Finalizada a apresentação do grupo, o público teve a oportunidade de apreciar um espetáculo solo de dança do ventre, protagonizado pela artista Hayffa Souza.
‘Cubos’ se destaca na terceira noite
Com uma apresentação mais longa que as demais (cerca de 45 minutos), a Cubos Cia de Dança foi o grande destaque da terceira noite da Semana Sergipana de Dança. Inspirado em brincadeiras típicas da infância, o espetáculo ‘Brincando’ provocou o público sobre os mínimos detalhes da vida, quase sempre carregados de prazer, mas imperceptíveis a muitas pessoas. O resultado agradou em cheio e o grupo foi aplaudido de pé ao concluir sua performance.
Na saída do evento, os espectadores exaltaram a qualidade dos espetáculos apresentados na terceira noite do evento. O casal de estudantes Tiago Araújo e Beatriz Santos, por exemplo, disse ter gostado de todas as apresentações que viram. “Tudo muito bom, especialmente a Cubos, que mandou muito bem no palco”, opinou Beatriz. Pela primeira vez um evento de dança, Tiago fez coro com a namorada e revelou que pretende prestigiar outros dias da Semana de Dança.
A noite de quinta-feira também marcou a primeira vez da psicóloga Renata Machado no evento. Ela se surpreendeu com o que viu no palco do Teatro Atheneu. “Os espetáculos foram muito bons. A companhia Cubos, por exemplo, deu um show a parte e me empolgou a vir outros dias”, disse a moça, que ainda elogiou a iniciativa da Secult.
“A promoção de um evento como esse, com apresentações de qualidade e acesso gratuito, é excelente. Precisamos cada vez mais de investimento na área da cultura e a Semana de Dança mostra que Sergipe está no caminho certo”, finalizou Renata.
Programação
A VI Semana Sergipana de Dança prossegue até o próximo domingo, 20, no Teatro Atheneu. Confira abaixo a programação:
– 18/05/2012 – sexta
• 18h30 – Dança Popular: SAMBA DE COCO DA BARRA DOS COQUEIROS
• 19h00 – CARPEDIEM CIA DE DANÇA – Espetáculo Drama Queen (15 a 25 min)
• 19h20 – TATHIANY REZENDE DE MOURA – “Solo de Dança Árabe” (5 a 10 min)
• 19h30 – CIA DANÇART DE SERGIPE – Espetáculo “Imagens” (30 a 45 min)
– 19/05/2012 – sábado
• 18h30 – Dança Popular: BATUCADA BUSCAPÉ
• 19h00 – ESSÊNCIA GRUPO DE DANÇA – Espetáculo D’UM (15 a 25 min)
• 19h20 – MICHELLI PEREIRA – “Solo Sarapokán” (5 a 10 min)
• 19h30 – CIA CONTEMPODANÇA – Espetáculo “Canal Aberto” (30 a 45 min)
– 20/05/2012 – domingo
• 15h – Mostra Infantil
• 19h – Maratona de Dança
- Terceira noite da Semana de Dança atrai bom público ao Teatro Atheneu – Fotos: Fabiana Costa/Secult