Tecnologia Social ‘Pais’ é destaque no programa Globo Rural
Na última segunda-feira, 26 de março, o programa Globo Rural, da TV Globo, exibiu para todo o país uma reportagem sobre o sistema Pais – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. A atração escolheu como cenário o perímetro irrigado Jacarecica II, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) no agreste sergipano. Em Sergipe, o Pais é fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae.
Conduzida pela equipe de reportagem da TV Sergipe, o quadro jornalístico apresentou o Pais como um programa que tem mudado a vida do homem do campo. “Pequenos produtores do agreste de Sergipe estão aprendendo a trabalhar com agricultura orgânica e integração da lavoura com a criação de animais. O dinheiro extra arrecadado com a produção tem ajudado a melhorar a vida dessas famílias”, introduziu a apresentadora do Globo Rural, Ana Paula Campos.
O gerente do perímetro Jacarecica II, Erotildes de Jesus, falou sobre o diferencial do sistema. “O projeto é agroecológico por conta que não há a utilização de agrotóxicos. É agricultura orgânica. Então, atende às necessidades do que a humanidade precisa no momento, que é evitar a questão do veneno”, explicou o técnico agrícola.
Agricultores beneficiados pelo Pais também deram seu depoimento de como o programa tem contribuído com a agricultura familiar. Dentre eles a pequena produtora Liliane dos Santos, que passa grande parte do dia cuidando dos quatro hectares plantados com hortaliças. Por mês, o lucro com a venda dos produtos pode chegar a R$ 1,5 mil. “Nós compramos as coisas para investir na horta e para botar as coisas dentro de casa”, diz.
Pais
O Pais é um projeto agroecológico que dispensa o uso de ações prejudiciais à natureza, como o uso de agrotóxicos, o desmatamento e as queimadas. É integrado, pois alia a criação de animais com a produção vegetal, e ainda utiliza insumos da propriedade em todo o processo produtivo. O Programa também promove a sustentabilidade porque preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva os agricultores a se organizarem em associações e aponta novos canais de comercialização.
A tecnologia social chegou aos perímetros da Cohidro por meio de uma parceria entre o Governo de Sergipe, o Sebrae, a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), totalizando um investimento de R$ 500 mil. Dos 100 kits disponibilizados nesta primeira etapa, 50 foram destinados a Jacarecica II e os demais, distribuídos em outros três perímetros.
Cada kit é composto por uma caixa d’água de 5000 litros, material de irrigação, bomba, carrinho de mão, sementes e insumos orgânicos. Toda essa tecnologia é integrada com a produção animal. Por este motivo, é disponibilizado também um pequeno plantel de 10 galinhas e um galo, além de tela para a implantação de um galinheiro, entre outros materiais, num total de 34 itens.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Tecnologia Social ‘Pais’ é destaque no programa Globo Rural – Fotos: Ascom/Cohidro