Tecnologia e humanização aproximam policial, turista e comunidade
A empatia é a capacidade que uma pessoa tem de se colocar ou se imaginar na situação que a outra está vivenciando. Foi pensando desta forma, humanizando a ação de seus soldados, que a Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) conseguiu se aproximar da população e das milhares de pessoas que visitam Sergipe a cada mês. Dialogando e observando, a Polícia Militar passou a entender e ser entendida mais facilmente, mesmo em outros idiomas.
Segundo o comando da CPTur, capitão Gilberto Melo, o objetivo dessa transformação é atender da melhor forma possível a todos, fazendo da prevenção e da confiança no policial militar a maior arma da segurança pública. A presença constante da Companhia nas cinco localidades sob sua responsabilidade é uma das principais táticas. A área de cobertura abrange todo o litoral de Aracaju, nos bairros da Coroa do Meio, Atalaia, Aruana, Mosqueiro e Robalo. Isso significa uma extensão de mais de 25 quilômetros, com diferentes características geográficas e sócio-econômicas.
Além do tradicional patrulhamento a pé e com carros especiais, os integrantes da CPTur ainda atuam nas diversas áreas com o auxílio de bicicletas e quadriciclos. Esse trabalho preventivo percorre desde as ruas e avenidas mais urbanizadas até extensos terrenos de praia, mangue e sítios. Essa vigilância é feita por cerca de 90 homens, que se revezam 24 horas por dia. A habilidade com línguas estrangeiras também é decisiva para o sucesso, já que alguns integrantes da tropa dominam o inglês e o espanhol para melhor atenderem turistas de outros países.
Tecnologia
O desenvolvimento de novas estratégias virou marca da CPTur. A unidade utiliza, desde a sua criação, o monitoramento por vídeo. Através de sete câmeras espalhadas pela praia de Atalaia, os policiais controlam uma grande extensão de uma das mais famosas e procuradas áreas de diversão em Sergipe, onde estão situados diversos restaurantes, casas noturnas e os maiores hotéis e pousadas da capital. O local também é muito visitado devido aos parques, complexos esportivos, feiras de artesanato e culinária e shows musicais.
Outra novidade implantada pela CPTur é um sistema próprio de comunicação por telefone celular entre o circuito turístico, a comunidade e as equipes que trabalham na rua. Cada comandante de guarnição leva entre seu material de trabalho um telefone funcional e um rádio portátil. Com isso, além da central 190 de comunicação, a população ainda dispõe de um sistema descentralizado para entrar em contato com a Polícia Militar em qualquer horário do dia e da noite. Outros canais são o e-mail cptur@pm.se.gov.br e o blog cptur.zip.net, onde o internauta pode encontrar todas as informações sobre a Companhia.
A Companhia também já dispõe de viaturas próprias para guarnecer locais turísticos e servir de ponto de apoio para os visitantes da Orla, passando dicas sobre cultura, história e lazer disponíveis na capital e nos demais 74 municípios. Nas praias, bares, hotéis, rodoviárias e aeroporto da cidade, os militares distribuem panfletos com telefones das equipes, que são distribuídas oportunamente em cada localidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Tecnologia e humanização aproximam policial
- turista e comunidade – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP