Técnicos trabalham na adequação do plano estadual de contingência da dengue
Técnicos do Ministério da Saúde (MS) estarão em Sergipe até esta terça-feira, 23, para, juntamente com a equipe das secretarias de Estado da Saúde (SES) e do município de Aracaju, trabalhar na adequação do plano estadual de contingência da dengue. Os trabalhos começaram nesta segunda-feira, 22, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).
De acordo com Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, o plano de Sergipe foi formulado em 2008, no período epidêmico, e foi utilizado no início de 2009. “Fizemos algumas modificações no final do ano passado. Em outubro, por exemplo, mudamos o larvicida e os protocolos de assistência aos pacientes”, citou Sidney Sá, acrescentando que estas alterações foram realizadas no final de 2009 para serem utilizadas este ano.
Do Ministério da Saúde, participam desse trabalho quatro técnicos.“Confesso que fiquei surpreso com a organização de Sergipe. No plano de contingência, estamos sugerindo aos estados a implantação das atividades de educação permanente e aqui não só já existem essas ações no plano de contingência, como a SES dispõe de um plano geral de qualificação profissional”, ressaltou Cristiano Silva, técnico do Departamento de Educação Permanente da Secretaria de Gestão do Trabalho e de Educação à Saúde do MS.
Discussões
Nesse primeiro dia de reunião, o assessor técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, Nélio Batista, apresentou os componentes das diretrizes nacionais para conformação do plano. Integram esses componentes a assistência, com os devidos protocolos atualizados; a vigilância epidemiológica, com informações precisas, em tempo hábil e precoce, com notificações rápidas; o controle dos vetores; a comunicação e mobilização; e a gestão, principalmente com o fortalecimento da atenção primária e por último o financiamento para realizar as ações.
Para Taciana Munareto, ouvidora da Secretaria de Estado da Saúde, é muito importante que este plano de contingência seja divulgado entre a população. “Quanto mais o povo estiver informado, mais condições teremos de combater a dengue”. Além da Ouvidoria, participam do evento representantes do Controle Social, da Atenção Básica, da Vigilância Epidemiológica, da Comunicação e da Educação Permanente.
Quando finalizado, o plano estadual de contingência da dengue será apresentado aos prefeitos e aos secretários municipais de Saúde. Essa apresentação, a ser realizada pela secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, já está marcada para a próxima segunda-feira, 29, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Técnicos trabalham na adequação do plano estadual de contingência da dengue – Fotos: Márcio Garcez