Técnicos recebem instruções sobre praga Cochonilha do Carmim
O Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro) realiza durante toda esta quarta-feira, 16, uma palestra técnica sobre o diagnóstico e o controle da Cochonilha do Carmim. O evento, organizado pela Gerência de Defesa Vegetal, acontece no Centro de Vocação Tecnológica de Nossa Senhora da Glória. O objetivo é alertar os técnicos do Deagro que trabalham no alto-sertão sobre os males causados pelo inseto na palma forrageira.
A palestra será ministrada por Josileide Cabral, engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura do Estado da Paraíba. Serão abordados temas sobre medidas de controle, como identificar a praga e os prejuízos deixados pela Cochonilha do Carmim. "Essa palestra é de extrema importância, pois iremos trabalhar com o fator da prevenção, já que até o momento não há confirmação de nenhum caso dessa praga em Sergipe", disse a engenheira agrônoma do Deagro Maria Aparecida Andrade.
Cochonilha do Carmim
A Cochonilha do Carmim é um inseto-praga que ao infestar a palma forrageira produz o Carmim, corante natural de alto valor comercial, muito utilizado pelas indústrias de bebidas, alimentos e tecidos, em substituição aos corantes artificiais. Porém, sua ação no palmal é devastadora. A proliferação da praga ocorre por meio dos ventos e dos animais, mas o principal meio de propagação é o homem, através do transporte de raquetes de áreas infestadas para áreas livres.
Para fazer o controle da praga é necessário utilizar a dosagem de 400 gramas de sabão em pó para cada 20 litros de água, utilizando um pulverizador costal de 20 litros, repetindo aplicação após oito dias. Outra maneira é utilizar a dosagem de 1 litro de detergente neutro para cada 20 litros de água, repetindo após oito dias.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]