Técnicos do Programa Nacional de Combate à Tuberculose visitam Sergipe
Técnicos do Programa Nacional de Combate à Tuberculose, do Ministério da Saúde (MS), vieram a Sergipe prestar apoio técnico e fazer a avaliação anual do programa no Estado. Desde a última terça-feira, 15, os profissionais estão visitando as instalações do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) e dos municípios de Aracaju e de Nossa Senhora do Socorro.
Nesta sexta-feira, 18, eles se reuniram com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e dos dois municípios visitados para fazer algumas recomendações e fortalecer o programa. “Nosso trabalho não é só supervisionar, é prestar um apoio técnico, tirar as dúvidas dos profissionais e ainda conversar com os gestores sobre o programa”, informou Gisele Oliveira, uma das técnicas do MS.
Na última quarta-feira, 16, o grupo foi recebido pela secretária adjunta de Estado da Saúde, Kathleen Cruz. Na oportunidade, eles informaram que a SES recebeu o Certificado de Encerramento de Casos de Tuberculose. “Para ser reconhecido com o certificado, os programas estaduais e municipais devem atender a alguns indicadores”, explicou Gisele Oliveira.
Segundo ela, alguns programas não informam a finalização do tratamento. “Eles avisam a inicialização e deixam de completar o encerramento, e nós ficamos sem a informação correta. O índice de Sergipe foi maior de 97%, ou seja, quase todos os casos foram explicados”, ressaltou a técnica do Ministério da Saúde.
Heide Mesquita, técnica responsável pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose, ressaltou que o trabalho é realizado durante o ano todo. “Estimulamos a atenção primária dos municípios a fazerem a busca ativa dos casos, depois acompanhamos todas as etapas do tratamento, para que as pessoas não interrompam”, afirmou, acrescentando que toda equipe ficou feliz com o reconhecimento do MS, através do certificado.
- Técnicos do Programa Nacional de Combate à Tuberculose visitam Sergipe – Gisele Oliveira
- técnica do MS