[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Ao som de música antiga da melhor qualidade, mais de cem sergipanos e turistas participaram no início da noite da última quinta-feira, 17, do lançamento do 1° DVD do renomado grupo de música da Idade Média e Renascentista, Renantique. Com capacidade para 80 convidados sentados, o salão multieventos do Palácio-Museu Olímpio Campos ficou lotado.

Na ocasião, o secretário-chefe da Casa Civil, José de Oliveira Júnior, fez uma rápida abertura do evento e enfatizou a sua felicidade com a programação de alta qualidade artística e ‘casa cheia’ no primeiro evento cultural realizado no palácio. “Estou muito feliz por termos aqui um grupo musical do nível do Renantique em uma noite tão prestigiada pelo público”, afirmou Oliveira Júnior.

O secretário aproveitou a oportunidade para destacar que o Palácio Museu Olímpio Campos está aberto à população sergipana para servir cada vez mais à cultura do estado, reiterando o convite feito pelo governador Marcelo Déda à sociedade sergipana para que visitem o espaço, completamente reestruturado para os sergipanos.

A professora Viviane Almeida comparou a importância da abertura do Palácio Museu a importantes eventos culturais. “Sergipe sente falta de espaços com essa beleza e acessibilidade. Gostei muito de ter vindo assistir ao Renantique aqui no Museu”, afirmou Viviane. Já o jornalista Alex Santiago, que acompanha o Renantique desde a sua criação, afirmou que se surpreendeu com o novo concerto e com a coerência desse tipo de música apresentada no Palácio Museu Olímpio Campos. “A ideia de abrir esse espaço para visitação pública e realização de eventos foi maravilhosa. É a primeira vez que um espaço tão suntuoso é acessível dessa forma”, destacou Alex.

Para a professora Lourdes de Melo, que nunca tinha visitado o Palácio Museu, a abertura do espaço ao público foi um resgate da história política do estado na sua infância. “Fiquei muito feliz em encontrar esse palácio aberto. É a primeira vez que venho com a minha família e sempre que tiver um evento assim, virei”, falou.

O lançamento do DVD do grupo Renantique foi o primeiro de uma série de eventos que o Museu irá realizar mensalmente. Na próxima segunda, 21, a Academia Sergipana de Letras vai realizar uma Sessão Especial em homenagem ao sesquicentenário do nascimento do ilustre sergipano João Ribeiro. Para mais informações sobre a programação do Palácio Museu é só acessar: http://www.palacioolimpiocampos.se.gov.br/programacao.

O Grupo

O Renantique foi criado pela soprano Adélia Vieira (in memorian) em 1996, com o intuito de executar a música da Idade Média e Renascença. Nas últimas décadas, diversos grupos dedicados ao estudo da música antiga surgiram, no entanto, com mais de 14 anos de fundação, o Renantique continua sendo o mais prestigiado de Sergipe, sendo referência em seu seguimento musical também em outras capitais do Nordeste.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.