Técnicos do Huse recebem treinamento para uso de novo tomógrafo
Técnicos em tomografia e de enfermagem do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) estão sendo capacitados para o uso de um novo tomógrafo, capaz de agilizar em até 640 vezes a execução de exames, comparado ao modelo anteriormente utilizado pelo hospital. A aquisição do aparelho é o resultado de um investimento orçado em R$1,5 milhão.
A cada mês, cerca de 1.300 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão sendo beneficiados com o novo tomógrafo instalado no espaço compreendido entre o Hospital Pediátrico da unidade de saúde e o pronto-socorro adulto. Entre os benefícios trazidos pelo aparelho, estão a melhor qualidade do exame e a diminuição da dose de radiação que o mesmo poderia receber ao utilizar um equipamento de menor porte.
Capacitação
O treinamento básico foi iniciado na primeira semana de janeiro e será finalizado em abril, sendo que a equipe multidisciplinar já utiliza o novo tomógrafo. A técnica em tomografia Maria Vaneide dos Santos Conceição Costa, que há 10 anos atua no Huse, sente-se privilegiada com a utilização de um equipamento avançado, apto a trazer grandes melhorias para a saúde pública em Sergipe. “Estou tendo o privilégio de testificar o avanço do setor de radiologia do Huse, que hoje disponibiliza um tomógrafo capaz de produzir mais rapidamente fotografias de melhor resolução. Além disso, me sinto profissionalmente contemplada por ter recebido as devidas orientações para o uso do equipamento e me disponho a ser uma multiplicadora de conteúdos”, garantiu.
Estrutura
O novo tomógrafo tem capacidade para suportar pacientes de até 220kg, possui vários softwares que possibilitam diversas aplicações médicas, tais como imagens cardíacas e vasculares. Além disso, apresenta acessórios específicos para exames pediátricos, a exemplo de suporte de crânio infantil e colchão adaptado.
“Temos duas salas apropriadas para o uso do novo aparelho, uma antessala ou sala de comando e a sala de execução. Na antessala, foi instalado um painel de controle com dois computadores, cada um com dois monitores, nos quais os radiologistas ou neurologistas visualizarão as imagens do paciente e emitirão o seu laudo. A sala de execução, por sua vez, além do tomógrafo, dispõe de monitores que possibilitarão a realização de biópsias, exames oncológicos e do politrauma”, detalhou o gerente de Equipamentos Médicos do Huse, o engenheiro clínico Diego Castro.
Assessoria Online
Além de uma estação de trabalho apropriada para o acompanhamento médico (antessala ou sala de comando), o paciente que utiliza o tomógrafo poderá usufruir de toda a segurança no que se refere ao uso do aparelho. Durante a realização do exame, será garantido o suporte técnico e a assessoria imediata, realizada por profissionais alemães, que também atuarão de forma preventiva, afim de que o usuário do SUS esteja confiante na eficácia do serviço.
“Entre as principais vantagens adquiridas pelo paciente atendido no Huse e usuário do novo tomógrafo, estão o maior conforto em sala mais ampla; realização de exames no mesmo local e de forma mais segura e precisa; detecção de fraturas politraumatizadas, Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico e isquêmico em menor tempo; além do acompanhamento mais intenso de uma equipe multidisciplinar formada por neurologistas, radiologistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais”, garantiu o físico médico do Huse, Cássio Costa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Técnicos do Huse recebem treinamento para uso de novo tomógrafo – Fotos: Bruno César/FHS