[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos do Governo do Estado e consultores da empresa contratada para fazer as obras de revitalização do patrimônio histórico de São Cristóvão fizeram uma visita ao município na manhã desta quinta-feira, 23. O objetivo foi vistoriar o andamento dos serviços para fazer as alterações necessárias no dossiê de candidatura da praça São Francisco à Patrimônio Mundial, que será entregue à Unesco em breve.

Durante a visita à cidade, foram apresentados aos consultores, aos representantes do Iphan e aos técnicos do Monumenta, o novo momento que vive Sergipe na reestruturação de seu patrimônio histórico e a criação da Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Cultural, que faz parte dessa nova estratégia de preservação da história de Sergipe, implementada pelo Governo do Estado.

De acordo com o subsecretário de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural, Luiz Alberto, os consultores Marco Antonio Galvão e Carlos Café são profissionais especializados em avaliar o que precisa ser feito para que São Cristóvão tenha todas as condições necessárias para ganhar o título a que se propõe.

“A visita foi muito proveitosa porque os consultores tomaram conhecimento do que está sendo feito na cidade e puderam colocar no relatório o que deve ser feito de imediato para atender às recomendações da Unesco”, afirmou Luiz Alberto.

Diversos órgãos envolvidos na candidatura de São Cristóvão estiveram representados durante a visita, tais como as secretarias de Estado da Infraestrutura (Seinfra), da Comunicação Social (Secom), da Educação (Seed), a Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso), a Cehop, o programa Monumenta, Iphan, prefeitura de São Cristóvão e toda a equipe de gestão da Casa Civil.

Candidatura

São Cristóvão, que tem a praça São Francisco como candidata a patrimônio da humanidade, está passando por várias ações de conservação e restauração nos seus diversos prédios, praças e monumentos históricos, por meio de parceria entre o Governo do Estado e o Monumenta, programa executado pelo Ministério da Cultura e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com a chegada a Sergipe dos consultores da empresa que ganhou a licitação publicada em edital, começam os trabalhos para viabilizar a candidatura da praça. A abertura dos trabalhos teve início no último dia 22, com reunião realizada no Palácio dos Despachos, onde foi mostrado o plano inicial da candidatura da praça, em documento elaborado pela Secretaria de Estado da Casa Civil.

Segundo o subsecretário de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural, Luiz Alberto, estão sendo conduzidas cinco frentes de trabalho: infraestrutura; turismo, cultura e educação; mobilização/marketing; meio ambiente; e outros agentes. Dentro desses pontos, estão a regulamentação da situação da gestão do abastecimento da água e esgoto, restauração de igrejas, capacitação de agentes de turismo, entre outros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.