[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais um recurso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) está em funcionamento desde o último dia 1º. As motolâncias, que garantem agilidade no primeiro atendimento, já estão disponíveis nas cidades de Estância, Itabaiana e Lagarto. Para ampliar a oferta deste serviço, mais 20 técnicos de enfermagem estão sendo capacitados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A capacitação começou nesta segunda-feira, 7, e segue até o próximo sábado, 12. Um pré-requisito é que os capacitados já possuam habilitação para dirigir motos. “No entanto, dirigir motolâncias é uma situação totalmente diferente das motos normais. Porque os condutores que vão atender a uma ocorrência precisam ter agilidade, mas também precisam garantir a sua segurança”, explicou Lenaldo Menezes Mota, responsável pelo corpo de motociclistas da PRF em Sergipe.

As motolâncias serão destinadas para as dez bases descentralizadas que contam com Unidades de Suporte Avançado (USA). Em seguida, as viaturas serão destinadas para as bases com Unidade de Suporte Básico (USB). “Em julho, teremos outra capacitação. Elas precisam ser oferecidas pela PRF, conforme orientação do Ministério da Saúde. Após a aprovação dos condutores e funcionamento das motolâncias, o ministério faz o repasse por viatura de R$ 7 mil mensais para garantir o custeio desses veículos”, explicou o superintende do Samu 192 Sergipe, Edvaldo Santos.

Depois das aulas teóricas e práticas, os técnicos serão avaliados e aqueles que estiverem aptos começarão a conduzir as motolâncias no interior do Estado. “Na avaliação, todo condutor começa com 100 pontos. Cada infração tem uma penalidade. Só serão aprovados aqueles que tiverem pontuação superior a 70 pontos”, explicou Lenaldo Menezes.

Uma das profissionais que se candidatou a participar do curso foi a técnica de enfermagem Elizabeth Santos, que atua na cidade de Itabaiana. “Tive interesse em conduzir motolância, mas para isso foi preciso aperfeiçoar meus conhecimentos. É bem diferente dirigir motolância porque pegamos o veículo com a missão de salvar vidas. É preciso ter muita disciplina para garantir um bom atendimento”, frisou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.