[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) apresentou na manhã desta quarta-feira, 30, o Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2012. A divulgação foi feita aos técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) na sede do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase). Outra pauta do encontro foi a articulação de ações para o Programa Biblioteca Escolar, visando reestruturar as bibliotecas da rede estadual de ensino.

De acordo com a professora Lílian Ramos, coordenadora da Divisão do Livro Didático no Dase, o guia é produzido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e contempla obras das 10 disciplinas do Ensino Médio: Português, Matemática, Língua Estrangeira, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

“O guia foi produzido pelos técnicos do FNDE, os quais elaboraram resenhas críticas e análises sobre as obras. Depois as escolas irão promover reuniões com os professores para fazer a escolha dos livros que melhor se adequarem ao projeto político-pedagógico da unidade”, explicou.

Suporte

Segundo Janaína Cavalcante, técnica do Dase, o encontro é importante para dar suporte técnico às DREs. “É importante para auxiliar e dar um maior suporte aos professores na escolha dos livros didáticos. Também vamos mostrar toda a parte técnica e jurídica para que possam fazer a escolha certa de acordo com a legislação”, disse.

Já Jociene Reis, técnica da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), explicou que a reunião é proveitosa porque ajuda a esclarecer as dúvidas sobre a escolha dos livros. “A vida escolar dos alunos não pode ser conduzida de qualquer jeito. Por isso, os professores precisam ter consciência do que estão fazendo. Essa reunião é importante para que os técnicos e as DREs fiquem inteirados sobre esse processo de escolha dos livros didáticos”, afirmou.

Meta

Ainda de acordo com Lilian Ramos, a compra e distribuição dos materiais didáticos são de responsabilidade do FNDE e dos Correios. Já a Secretaria de Estado da Educação se encarrega do monitoramento dos livros, além da articulação de processos pedagógicos e operacionais para a escolha das obras.
 
A meta do FNDE para 2012 é comprar 75 milhões de livros didáticos para o ensino médio, em benefício de oito milhões de alunos. Desses, cerca de 100 mil deverão ser encaminhados para as escolas da rede estadual de Sergipe. Em 2010/2011 o número de livros didáticos destinados à rede estadual chegou a 90.746 mil livros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.