Técnicos da Costa Rica vêm conhecer portal do Banese
Os grandes investimentos na modernização e construção de soluções tecnológicas do Banese têm servido como modelo de sucesso para empresas nacionais e até de outros países. Nessa semana, esteve no Centro Administrativo do Banese uma delegação de técnicos do Instituto Costarricense de Electricidad (ICE), uma das maiores estatais da Costa Rica, que vieram conhecer o portal Internet e o portal interno corporativo do banco o “Colaborando.com.Banese”. A visita foi mediada por representantes da IBM América Latina, empresa mundial que fornece softwares e serviços ao Banese.
O presidente do banco, Saumíneo Nascimento, recepcionou a comitiva, acompanhado do diretor Administrativo e de Tecnologia, Rodrigo Corumba, que assumiu a explanação das soluções tecnológicas para os visitantes. Ele começou destacando dados do Banese que figura entre os 50 maiores bancos do Brasil, o 11º em rentabilidade sobre o patrimônio líquido e possui cerca de R$ 2 bilhões. Demonstrou também os investimentos estratégicos em tecnologia realizados desde 2007, da ordem de R$ 30 milhões, com direcionamento para alavancar negócios com desdobramentos que estão transformando a empresa, tanto do ponto de vista de atendimento ao cliente quanto da eficiência operacional interna, redesenhando seus processos de trabalho.
De acordo com Rodrigo Corumba, essa visita do grupo ICE, maior empresa de energia elétrica e telefonia da América central, foi para conhecer o portal de Internet e o portal interno do banco, o “Colaborando”, desenvolvido entre 2008 e 2009, que aumenta a produtividade de trabalho dos funcionários, reduz custos operacionais, incrementa a segurança e para a Internet fornece um conjunto de informações e serviços novos aos nossos clientes. “Vieram, in loco, conhecer nossa experiência, pois estão com desafios equivalentes na Costa Rica. Isso é interessante porque vieram através de parceiros que desenvolveram nossos projetos e que divulgaram nossa experiência como caso de referência mundial. Essa visita do grupo ICE e de outras instituições como o Tribunal de Contas da União (TCU), que veio conhecer o sistema SAP, é o reconhecimento externo do trabalho que está sendo feito”, disse Rodrigo Corumba.
Na opinião do diretor de Infraestrutura de Serviços da ICE, Carlos Vargas, o motivo da vinda de sua equipe ao Brasil, sob orientação da IBM, foi conhecer casos de sucesso com relação a portais em Internet. Para ele, o Banese é referência pelo prazo de implantação e baixo custo. “Recentemente adquirimos soluções tecnológicas junto à IBM para construção de nosso portal de Internet e pedimos para conhecer os melhores casos de sucesso da América Latina. A solução tecnológica encontrada pelo banco para a Internet se caracteriza em uma ferramenta dinâmica, interativa, funcional e moderna. Queríamos ter uma visão geral desse projeto, como eles relacionaram toda a empresa a esse produto, a relação entre mercado, canais, TI, clientes e os funcionários, funcionalidades que precisamos para a ICE”, observou Carlos Vargas.
Referência nacional e internacional
Com o grupo ICE, já são mais de 20 visitas externas dentre bancos, instituições públicas e privadas que vieram conhecer as soluções tecnológicas do Banese. “Esses projetos viraram referência nacional e internacional”, afirma Djalma Pinto de Brito, gerente de Vendas da IBM. Para ele, o diferencial do Banese foi desenvolver um ótimo trabalho, mesmo com uma quantidade limitada de recursos e com pouco tempo. “O banco conseguiu executar o que se propuseram, muitas empresas compram e usam software, mas não com tanta eficiência quanto o Banese”, ressaltou Djalma Pinto.
Participaram da demonstração das soluções tecnológicas do banco os administradores de portal e suporte técnico da ICE, Luis Andrés Vasquez e Gisele Gonzáles; os técnicos da GBM/IBM Corporations da Costa Rica, Álvaro Salazar Jiménez e Christian Ramírez Mora, e o especialista em Lótus SW da IBM, Héctor Maldonado. Pelo Banese participaram também Ícaro Rogério Gomes Ramos, superintendente de Tecnologia da Informação; Ana Paula Lima Vasconcelos Góis, gerente da Área de Canais de Relacionamento; e Nilton Moreira, analista de sistemas responsável pelos Portais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Técnicos da Costa Rica vêm conhecer portal do Banese –