Técnicas da Sedurb avaliam Conferência Nacional das Cidades
As técnicas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) Nelma Maria Lisboa e Tereza Cristina Leandro Oliveira, participaram como representantes do Governo de Sergipe na 5ª Conferência Nacional das Cidades, realizada entre os dias 20 e 23 de novembro.
Para Nelma Lisboa, que é Conselheira Nacional das Cidades, representar o Governo do Estado junto ao órgão e participar da mesa de abertura do evento ao lado da presidenta Dilma Roussef e dos 27 governadores de estado, entre eles, Jackson Barreto, as Conferências Territoriais e a Conferência Estadual geraram boas deliberações.
“Apresentamos ao Conselho Nacional das Cidades o Relatório Final, com 20 emendas (aditivas, supressivas e modificativas) ao Texto Base Nacional, que trata da importância do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e os desafios para sua efetivação”, destacou.
A conselheira disse ainda que os resultados para Sergipe foram bastante significativos. “Das 20 emendas ao Texto Base Nacional apresentadas no Relatório Final, 14 foram destacadas para discussões durante a Conferência, ficando o Estado na 3ª posição entre os demais do Nordeste. Quanto ao número de propostas apresentadas para a Política de Desenvolvimento Urbano, no período 2014/2016, ao Ministério das Cidades, como prioridades para o Estado, 13 foram aprovadas, elevando Sergipe ao segundo lugar no Nordeste, ficando atrás apenas do estado de Pernambuco, que apresentou uma proposta a mais”, ressaltou.
A delegação de Sergipe foi composta por 36 representantes, eleitos na 5ª Conferência Estadual das Cidades, que representaram o Poder Executivo Estadual e Municipal, o Poder Legislativo Municipal, Movimentos Sociais e Populares, Trabalhadores, Profissionais Acadêmicos e de Pesquisas, ONG’S e classe empresarial.
Exercício de Democracia
A assistente social e técnica da Sedurb, Tereza Cristina Leandro Oliveira avaliou a 5ª Conferência Nacional das Cidades de suma importância para o exercício da democracia e da cidadania.
“Discutimos e votamos em plenárias, temas essenciais às temáticas que permeiam nossa vida em sociedade, a exemplo do desenvolvimento urbano, meio ambiente, regularização fundiária, dentre outros, e isso é uma grande demonstração de democracia”, pontuou.
Segundo Tereza Cristina, um fator determinante para o sucesso do evento foi à união em prol dos objetivos.
“Constatei que sem a força, articulação e organização dos movimentos sociais, muitas das emendas e propostas não teriam tanto destaque, bem como sua aprovação, tendo em vista que eles representam uma parcela significativa das camadas mais populares e carentes, e sabem das reais necessidades. Ver de perto pessoas de todas as esferas do governo e das camadas da sociedade e regiões do país faz com que nos motivamos para a construção coletiva de um país melhor”, analisou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Técnicas da Sedurb avaliam Conferência Nacional das Cidades –