[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Com este curso de informática, estarei preparada para entrar no mercado de trabalho e desenvolver melhor as atividades escolares. Estou feliz e ansiosa para aprender as tecnologias da informação e comunicação”. O relato de Juvaneilde de Jesus Santos, aluna da Escola Estadual Francisco Rosa, mostra o grau de satisfação dos alunos da rede pública estadual de ensino que irão participar do Curso Aluno Integrado. O curso é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), que será desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e o MEC.

A aula inaugural aconteceu na tarde desta segunda-feira, 06, no Teatro Atheneu, e contou com a presença dos coordenadores, tutores e alunos que participarão do curso a ser ministrado com a participação da Coordenadoria de Informática (Codin) e da Divisão de Tecnologia (Dite). De acordo com a coordenadora do curso, Simone Reis, o objetivo principal é oportunizar aos alunos do ensino médio de escolas públicas qualificação no âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), propiciando o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso qualitativo da internet, processadores de texto, planilha de cálculos, banco de dados, software de apresentação, sistemas operacionais e manutenção de hardware.

A coordenadora do curso disse também que as atividades serão desenvolvidas na escola na qual o aluno realizou a inscrição e irá estudar no Ambiente Virtual de Aprendizagem e-Proinfo (e-proinfo.mec.gov.br). O curso terá duração de quatro meses, serão oferecidas 480 vagas e irá beneficiar os alunos de 24 escolas de Aracaju, Socorro e São Cristóvão. Simone Reis informou que o curso terá 136 horas/aulas, sendo 16 presenciais e 120 à distância, divididos em quatro módulos.

Conhecimentos

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, com a realização do curso os alunos terão a oportunidade de obter um certificado emitido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) como também ampliar e direcionar seus conhecimentos no mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).  Ao falar para os alunos, a professora da UFS, Divanilza Nascimento, disse que cada escola terá um tutor presencial e um tutor à distância. “O nosso objetivo é aproximar os alunos da tecnologia”, disse.

Durante a aula inaugural, a professora Anne Alilma Silva Souza Ferrete, da UFS, levou os alunos a reflexão: ‘Tecnologias de Informação e Comunicação – uma solução ou um problema pedagógico?’, indagou a professora em sua palestra. Ela entende que a evolução das tecnologias de informação se expandiu nos diversos campos, sobretudo no campo econômico e social. “Queremos que os alunos questionem, se comuniquem, sejam críticos, interpretem e conscientes de suas ações”, disse.

Noções básicas

A aluna Widyslaine Vitória, do Colégio Senador José Alves, disse estava realizando um sonho. “Sempre tive vontade de aprender informática. Estou muito feliz. A informática está presente em todos os setores. É muito importante esse curso”, opinou.

Kethlyn Naianny dos Santos, aluna do Colégio José Rollemberg Leite, também ressalta a importância da informática. “Poderemos utilizar a informática na escola, em casa e futuramente no trabalho. Estamos na era da informática”, ressaltou.

Gabriel de Oliveira, aluno do Colégio Governador Valadares, disse que sabe as noções básicas de informática. “Pretendo me aprofundar nessa área. Sou curioso, interessado, e estou muito feliz em participar desse curso. Ele será muito importante para todos os alunos da rede pública”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.