[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A dona-de-casa Antônia Isabel já havia parado de estudar há anos. Ela se inscreveu no exame supletivo para poder realizar o sonho de um dia ter o diploma universitário. "Não tive oportunidade de estudar quando jovem e o supletivo é a oportunidade que tenho para concluir o Ensino Médio e, futuramente, ingressar em uma faculdade", afirmou.

Assim como ela, outras 1200 pessoas já realizaram as inscrições para a 2ª etapa do Exame Supletivo realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), que  encerram na próxima quinta-feira, 31. As provas são destinadas aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da capital e interior. Os interessados devem comparecer aos locais de inscrições das 7h30 às 16h30 munidos de carteira de identidade original e cópia legível do documento. As provas estão marcadas para o dia 21 de setembro.

Segundo a chefe da Divisão de Exames Supletivos da SEED, professora Natalina Gambardella, até agora já foram feitas 1.200 inscrições. "A novidade desta edição é que pela primeira vez temos 51 candidatos inscritos da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip). Isso é um bom sinal, pois é mais uma maneira de promover a inclusão através da educação". Ela explicou ainda que o Exame Supletivo contribui para a aceleração dos estudos. "Os aprovados receberão certificado de conclusão expedido pela SEED e estarão aptos a participar de concursos públicos e vestibulares", concluiu.

Para Alexsandro Oliveira, terminar os estudos significa crescer no emprego. "Trabalho na área administrativa e pretendo ingressar na faculdade de Administração de Empresa, por isso estou me inscrevendo". Já Núbio Rodrigues trabalha com vendas, mas atua também como educador e pretende abraçar a carreira de professor. "Quero concluir o Ensino Médio e ingressar em um curso superior da área de educação e este é o momento para isso", finalizou.

Detentos

Também participarão dos Exames Supletivos cerca de 200 internos do sistema prisional sergipano. Eles terão a oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio durante o período que estiverem no sistema penitenciário. As provas nas unidades prisionais acontecerão no dia 23 de setembro.

Inscrições

Para efetivar a inscrição no Ensino Fundamental o candidato dever ter 15 anos completos ou completar até a data de aplicação das provas. A regra é a mesma para o Ensino Médio, só que a idade exigida é de 18 anos. Para o Ensino Fundamental serão aplicadas provas de Geografia, Português, incluindo Redação, e Língua Estrangeira. Já os inscritos no Ensino Médio farão prova de Geografia, Português, incluindo Redação de Literatura, Biologia e Química.

Locais de inscrições

Na capital as inscrições podem ser feitas na Divisão de Exames Supletivos da Secretaria de Estado da Educação localiza na Rua Gutemberg Chagas, 169, DIA. Já os candidatos do interior deverão se dirigir às sedes das Diretorias Regionais de Educação (DRE’s) do município correspondente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.