Superintendente da Sudene visita Sergipe e apresenta investimentos para o Estado
Na manhã desta quinta-feira, 21, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, recebeu Luiz Gonzaga Paes Landim, superintendente da Sudene, e Henrique Jorge Tinoco de Aguiar, diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e Atração de Investimentos da Sudene. O objetivo do encontro, realizado na sala de reunião da Sedetec, foi apresentar a Política de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (PDI/SE), e os incentivos fiscais que são concedidos pela Sudene e pelo programa Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que podem beneficiar o Estado.
“Para nós, do Governo de Sergipe, é uma honra está recebendo o superintendente e a sua equipe diretiva, sendo que Sergipe é o primeiro estado a ser visitado oficialmente para um diálogo sobre investimento. Aproveitamos a visita deles para entregar a nossa PDI e apresentamos os empreendedores privados que já têm projetos a serem oferecidos. Além disso, a equipe técnica discutiu também as possibilidades para obtermos recursos no segmento de ciência e tecnologia, no sentido de atender às demandas empresariais”, afirmou Saumíneo.
Segundo o secretário, a intenção cada vez mais, é aproximar a Sudene de Sergipe. “A Sedetec fará o possível para trazer o máximo de recursos e de empreendedores para consolidar a capacidade competitiva das empresas que temos no Estado. Devemos ter uma ação pró-ativa de captação de investimentos, somadas à captação de recursos que viabilizem a ampliação da oferta de infraestrutura para estes empreendimentos. A Sudene já deixou claro que estará disposta a dar a atenção que Sergipe merece”, ressaltou.
Na oportunidade, Paes Landim anunciou que os incentivos fiscais, concedidos pela Sudene e pelo FDNE, apresentam um crescimento de 2,5%. “Sergipe recebeu dos anos 60 pra cá uma média de 2% dos incentivos e nós agora estamos projetando um patamar mínimo de 4,5%. Isso representa um acréscimo de mais do dobro de volumes de recursos que vêm sendo carreados para o Estado”, informou o superintendente. Trata-se de um investimento de R$ 50 milhões direcionados a empresas instaladas no Estado de Sergipe.
Landim recebeu o projeto de uma empresa sergipana ‘Agroindustrial Capela’, produtora independente de energia, que busca recursos da Sudene, e elogiou a iniciativa. “Se Sergipe dispuser de projetos deste porte, a situação da economia de Sergipe será outra. Essa empresa representa a capacidade empreendedora da gente sergipana. Fiquei muito feliz com a agressividade projetiva do grupo. É justamente em torno de grandes iniciativas que Sergipe poderá receber ainda mais recursos da Sudene”, explicou Paes Landim.
Após a reunião, o secretário, juntamente com os representantes da Sudene, realizaram uma visita ao presidente da Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), Eduardo Prado. Na ocasião, foram discutidos os investimentos nas indústrias de Sergipe. “A indústria tem que ter um contato permanente com os órgãos governamentais. Nós da Fies temos um convívio especial com a Sedetec, e a Sudene faz parte desse contexto. A nossa Federação é pequena, mas tem uma estrutura econômica boa, onde apresentamos os gargalos e buscamos soluções”, disse Eduardo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Superintendente da Sudene visita Sergipe e apresenta investimentos para o Estado – Foto: Vieira Neto