[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A educação patrimonial continua a ser valorizada no município de São Cristóvão. Prova disso é o projeto “Visitas Guiadas pela Praça São Francisco”, uma iniciativa do Governo do Estado através da Subsecretaria de Estado de Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac) em parceria com as escolas municipais e estaduais. O programa teve início em março de 2010 e objetiva levar o aluno para dentro dos museus para que eles conheçam a história local.

No primeiro ano o “Visitas Guiadas pela Praça São Francisco” beneficiou mais de 800 alunos de duas escolas. A meta para o ano de 2011 é atender duas escolas por semestre englobando cerca de dois mil alunos. “Somente visitar não é uma atividade pedagógica e educativa completa. Tem que visitar e depois cobrar alguma coisa dos alunos. Na escola Manuel Passos foi realizado o projeto de leitura ‘Lendo meu patrimônio’ onde os alunos escreveram cartas e paródias”, lembra a coordenadora do escritório da Subpac em São Cristóvão, Maíra Nascimento.

O programa foi retomado neste mês de março. As visitas acontecem nos dois horários escolares para atender alunos dos turnos matutino e vespertino. O ponto de partida é o Museu de Sergipe. De lá, a turma segue para a Praça São Francisco e depois para o Museu de Arte Sacra.

Além de educar, as visitas visam também instruir os alunos a como lidar com os turistas. Para isso a coordenadora de visitas, Vânia Correia, faz dinâmicas durante as visitas. “Na sala de arte contemporânea peço para que cada aluno escolha um quadro e depois explique sua escolha. Assim, os alunos interagem com arte deixando a visita mais agradável”, disse.

O principal resultado das visitas é a atuação dos jovens na propagação do que foi aprendido. “Eu já vi alunos que passaram a cuidar de uma forma diferente, um exemplo é que eles conversam com os mototaxistas para que não trafeguem por cima da praça. Então as sementes estão sendo plantadas e os resultados já estão sendo colhidos”, afirma Vânia Correia.

Para o professor de física da escola estadual Deputado Elísio Carmelo, Paulo Cruz, a iniciativa é um incentivo para que os jovens conheçam mais sobre a sua região. “Muitos alunos não conhecem a região e essas visitas são um incentivo para que conheçam o que realmente existe dentro dos museus e igrejas”, ressalta Cruz.

O estudante de 17 anos, Valfran Elano, achou a iniciativa muito importante. “As visitas são muito interessantes e agora sei da necessidade de se preservar o nosso patrimônio cultural. Foram 10 anos de luta para que conseguirmos o título então tem que ser preservado”, lembrou o estudante.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.