[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi lançada no último sábado, dia 28, a campanha da fraternidade 2009, que tem como tema ‘Fraternidade e Segurança Pública’ e como lema ‘A Paz é fruto da Justiça’. A campanha, que é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi iniciada com a realização de uma missa na catedral metropolitana de Aracaju, no Centro da capital.

A abertura do evento contou com a participação do secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, e o comandante da Polícia Militar, coronel Magno Silvestre. “É fundamental envolver a sociedade nessa discussão, porque é papel do Estado garantir o direito ao cidadão de ir e vir, mas a segurança e a paz são responsabilidade de todos. Por isso a parceria com a igreja e com a sociedade é fundamental”, comentou o secretário Kércio Pinto, cujo determinação é envolver as forças policiais na campanha da Igreja Católica.

“Todos os comandantes de unidades militares em Sergipe estarão à disposição das paróquias para que possam discutir a questão da segurança em cada território do Estado”, garantiu coronel Magno.

O coordenador da pastoral carcerária de Sergipe Carlos Antônio de Magalhães afirmou que a campanha possibilitará uma vasta discussão sobre segurança pública com o objetivo de combater a violência. “A campanha visa sensibilizar a sociedade brasileira para a questão da segurança pública, buscando soluções para a questão da violência e a aplicação de políticas públicas para a garantia dos direitos humanos”, destacou.

O evento religioso contou com a participação de oficiais da PM, Corpo de Bombeiros e de delegados da Polícia Civil. De acordo com o delegado Jeferson Alvarenga, que participa das discussões em torno da Conferência Estadual de Segurança Pública, a proposta é fundamental para o fortalecer os serviços no âmbito da Segurança Pública que são oferecidos aos cidadãos. “Temos que levar em conta a responsabilidade e o papel de cada um para fortalecer a sociedade e mobilizar cada vez mais os órgãos públicos que têm relação direta com as questões sociais”, comentou.

Criada em 1964 pela CNBB, a iniciativa traz, a cada ano, um assunto diferente que se torna o foco da evangelização por meio dos sermões das missas em todo o Brasil e de encontros promovidos durante o período da Quaresma – os 40 dias que antecipam a data da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Todas as paróquias no país, durante este período, estão orientadas a se articularem com os gestores da segurança para discutir a melhoria dos serviços no país.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.