[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As compras de Natal e Réveillon, as férias escolares e o pagamento do 13º salário costumam aquecer a economia e lotar de consumidores as ruas e avenidas de áreas comerciais de Aracaju no mês de dezembro. Pensando em reforçar a proteção a esse público que vai às compras e também às pessoas que trabalham com vendas, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) irá reforçar a atuação da Polícia Militar e da Polícia Civil durante este período.

As medidas que serão adotadas foram apresentadas nesta quarta-feira, dia 10, pelo secretário interino da SSP, Aelson Resende, em reunião com os presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL), Gilson Figueiredo, e da CDL de Aracaju, Samuel Schuster. Também estiveram presentes o comandante do Policiamento Militar da Capital, tenente-coronel Enilson Aragão, e o delegado Epiphâneo Cardoso, da Coordenadoria de Polícia Civil na Capital.

Foi explicado que a Polícia Militar reforçará as ações preventivas, com aumento das rondas a pé no Centro e no Siqueira Campos, dobrando o número de duplas, o conhecido Cosme e Damião, por parte do 8º Batalhão. Também haverá um sensível incremento no policiamento especializado, com a Companhia de Radiopatrulha (CPRp), do Grupamento Especial Tático de Motocicletas e do Esquadrão Montado (EPMon). Esse mesmo trabalho ocorrerá nos bairros 13 de Julho, Salgado Filho,  Jardins e Coroa do Meio, onde há grande concentração shoppings e lojas.

“No Jardins, por exemplo, já instalamos uma base movel denominada PAC [Posto de Atendimento ao Cidadão] onde permanentemente há soldados atentos para atender à população em qualquer necessidade. No Centro e Siqueira, apontamos aumento no número de duplas a pé e também de militares com cavalos e motos, para facilitar o deslocamento nas vias apertadas. Também dobraremos o número de carros, em especial em corredores de maior movimento, como a Francisco Porto, onde há mais bancos, postos de gasolina e lotéricas, entre outras lojas. Além disso, temos em todas essas áreas dezenas de câmeras que nos ajudam a monitorar o perímetro”, resumiu Enilson.

Na seara da Polícia Civil o atendimento será priorizado. “Pretendemos facilitar o acesso do cidadão aos nossos serviços de denúncia e registro de ocorrências”, adiantou Inephâneo Cardoso. Segundo ele, a 1ª e a 2ª Delegacias Metropolitanas, que cobrem essas regiões, terão o funcionamento estendido em duas horas, passando a funcionar das 8h às 20h, enquanto a Delegacia Plantonista seguirá atendendo ao público no horário das 18h às 8h. Outra medida adotada será a ativação do Grupo de Rondas e Blitz (Gerb) para apoiar as três unidades em qualquer eventualidade.

De acordo com o secretário Resende, as medidas irão vigorar durante todo o mês de dezembro, sendo que algumas terão início ainda em novembro. Temos alguns cursos sendo realizados tanto na PM como na PC e à medida que esses policiais que estão em sala de aula forem sendo qualificados já iniciarão estágios ou mesmo serão devolvidos à atividade fim de proteger e servir à comunidade, seja prevenindo ou investigando delitos. A tarefa é clara: evitar que pessoas mal intencionadas se aproveitem da maior circulação de dinheiro e bens nesse período para roubar ou furtar”, afirmou.

Para o presidente da CDL Aracaju, Samuel Schuster, a atenção dispensada pela SSP aos pleitos de comerciantes, consumidores e moradores da cidade tem sido exemplar. “Viemos pedir que o policiamento seja reforçado, como acontece todos os anos e sentimos que o planejamento em 2010 foi antecipado para aumentar a presença das forças policiais, em especial nos locais de maior movimentação em torno do comércio. Ao longo dos últimos anos vimos que o Governo tem investido em seu pessoal e também em veículos, armamentos e equipamentos, a exemplo das dezenas de câmeras ampliam o monitoramento de alguns bairros, como o Centro”, comentou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.