SSP entrega carteiras de identidade aos cidadãos de Ribeirópolis
Debaixo de chuva, a lavradora aposentada Maria do Carmo Moura, de 59 anos, não perdeu a oportunidade de renovar sua carteira de identidade no quinto mutirão do Projeto “Sergipe de Todos”, realizado nesta sexta-feira, dia 04, no município de Ribeirópolis. A foto que consta na antiga carteira, emitida há mais de três décadas, não a identifica mais.
“Nem me lembro como e quando foi que eu tirei o primeiro documento. Só sei que a foto já não parece que sou eu. Soube no início da semana que o Governo do Estado iria trazer esse tipo de serviço para cá e esperei. Hoje o dia amanheceu fechado, mas não me importei. Peguei o guarda-chuva e vim logo para cá. Sem essa carteira a gente não resolve nada”, disse.
Dona Maria do Carmo recebeu uma das 140 carteiras emitidas, das 8h às 9h45, pelo Instituto de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Para promover maior comodidade aos cidadãos de Ribeirópolis, o serviço foi oferecido na Casa Paroquial, localizada na Rua Robustiano Menezes, no centro da cidade. Com o objetivo de agilizar os atendimentos, foram disponibilizados mais de 20 funcionários, dois quais oito trabalhando no registro de dados no computador.
De acordo com o diretor do Instituto, Adelino Lisboa, a expectativa é de que cerca de 500 carteiras sejam emitidas até às 17h desta sexta-feira. “A demanda aqui não será maior que a dos outros municípios por onde o projeto passou porque temos um posto instalado no Setor de Ação Social da Prefeitura, que emite, através de uma parceria com o Governo, carteiras para a população do Agreste. Outro fator que ajudou a descentralizar os serviços e que tem suprido as necessidades dos moradores do interior foi a inauguração do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) do Terminal Rodovário José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova), em Aracaju”, explica.
De janeiro a junho deste ano, os mutirões realizados pelo Instituto de Identificação nas diversas regiões de Sergipe já resultaram na emissão de 13.709 carteiras de identidade, o que equivale a 58% do total alcançado no mesmo período de 2007, quando cerca de 8 mil registros foram realizados. “Somente nas quatro edições anteriores do ‘Sergipe de Todos’, realizadas em Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itabaiana e Simão Dias, o Instituto emitiu 3.920 documentos”, ressalta Adelino Lisboa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SSP entrega carteiras de identidade aos cidadãos de Ribeirópolis – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP