[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No último sábado 14, os socioeducandos do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) receberam seus familiares no costumeiro dia de visita, mas dessa vez com um gostinho especial. O aroma do milho, o som de forró davam o clima no caprichado “arraiá” montado na quadra esportiva da unidade para comemorar o São João. Foi também a abertura dos festejos juninos da Fundação Renascer e suas demais unidades.

Os familiares dos 66 internos do Cenam foram recebidos com um farto café da manhã tipicamente junino, não faltando canjica, mungunzá, bolo e tantos outros derivados de milho, macaxeira, leite e outras delícias. Além disso, foram sorteados entre os internos cinco balaios sortidos de produtos alimentícios, que eles repassaram aos seus familiares.

A dona de casa Ana Lúcia dos Santos, que veio de Umbaúba, participou da comemoração. “É a minha segunda vez aqui no Cenam porque meu filho está aqui há apenas 18 dias. A comemoração do São João é muito animada”, contou a mãe do socioeducando de 17 anos, que recebia também o pai e o irmão.

Já outra mãe, dona Gilvaneide dos Santos, do município de Santa Rosa de Lima, há sete meses criou uma rotina. “Todo sábado eu estou aqui e quando tem essas festinhas é bom, porque é divertido, os adolescentes ficam animados e a gente ainda ganha um balaio”, disse.

De acordo com a coordenadora técnica da unidade, Agnes Freire, é importante manter a tradição ainda que eles estejam com restrição de liberdade. “Fazemos questão de marcar e comemorar as datas mais importantes do ano, ainda mais no São João, pois é uma maneira de manter o contato deles com a realidade lá fora. E o sorteio de balaios, como a entrega de brindes em outras datas, é uma maneira de tentar alegrar um pouco essas mães e familiares que sofrem por verem seus filhos longe de suas casas”, explicou.

Demais unidades

Dando continuidade aos festejos juninos na Fundação Renascer, na próxima quarta-feira dia 19, às 9 horas acontece o São João da Comunidade de Ação Socioeducativa São Francisco de Assis (Case); no mesmo dia, às 14 horas, as unidades de acolhimento (CEO, Izabel de Abreu e Cemec) se reunirão no arraiá montado no Centro de Estudos e Observações.

Já dia 20, a partir das 8 horas, acontece a grande confraternização junina dos servidores da Renascer, na sede da instituição, com grande arrasta pé, apresentação de quadrilha e café da manhã. No dia 21 a comemoração acontece na Unidade Socioeducativa Feminina (Unifem), a partir das 8 horas. E, o encerramento dos festejos acontece no dia 26 na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.