[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Pensar como Aracaju será daqui a dez anos. Sob esse contexto é que a Prefeitura de Aracaju realizará ao longo dos próximos três meses o Congresso da Cidade, um fórum amplo de participação completa da sociedade aracajuana para executar o planejamento estratégico do município.
O Congresso da Cidade entrará para a história do município, já que nunca a cidade de Aracaju se reuniu para planejar a sua estratégia de desenvolvimento. O evento visa debater planos que vão desde legislação urbana, Plano Diretor, códigos, até os planos setoriais como saúde, segurança pública, educação, meio ambiente, ou seja, todas as questões da cidade serão discutidas no Congresso.
“Por isso não dá para fazer em um dia e nem em uma semana, então nós programamos ao longo de três meses uma seqüência de eventos”, explica a secretária municipal de Planejamento, Lúcia Falcon.
De acordo com o projeto do Congresso da Cidade, ele será dividido em quatro fases: a primeira será o Seminário de Abertura e Plenária inicial; a segunda, Eleição dos Delegados; a terceira, Diagnóstico e Plano Integrado (metas temáticas); e a quarta, Plenária Final, com a aprovação do Plano de Desenvolvimento Local Sustentável de Aracaju.
No primeiro mês, ocorrerá a preparação do Congresso da Cidade com a realização, nos próximos dias 16 e 17 de maio, do Seminário de Abertura, que contará com a presença de prefeitos de outras cidades do Brasil que já realizaram esse congresso. Na oportunidade, eles irão relatar os resultados em seus municípios, oferecendo ainda acesso a informações de bancos que podem financiar o desenvolvimento em Aracaju.
No segundo momento do Congresso será realizada uma grande mobilização popular em torno do evento, que resultará na escolha dos delegados.
Na terceira fase, serão formados os grupos de discussão e as mesas temáticas, na qual serão aprofundados os debates sobre as políticas setoriais. Dessa fase também sairão o diagnóstico e o Plano Integrado de Aracaju (urbanístico, ambiental, econômico, cultural, saúde, educação e assistência).
Após as discussões e divulgação será realizada a plenária final. “Essa fase é o fechamento do Congresso da Cidade, onde o plano será aprovado. Quem vota são os delegados eleitos”, disse Lúcia Falcon.
O Congresso da Cidade terá um comitê organizador composto por integrantes da Seplan – Coordenação Executiva; Secretaria Extraordinária de Participação Popular – Coordenação de Mobilização. Comporão também o Comitê coordenador do evento representantes dos seguintes órgãos municipais: Secom, Secretaria de Governo, Emurb, Emsurb e SMTT.

Seminário de Abertura

Nos próximos dias 16 e 17 de maio, dentro do projeto do Congresso da Cidade, a Prefeitura de Aracaju realizará o Seminário de Abertura, que contará com a presença de prefeitos de outras cidades do Brasil.
O evento que ocorrerá no teatro Tobias Barreto terá a presença do ministro das Cidades, Olívio Dutra, e de um dos organizadores do programa Fome Zero, Oded Grajew.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.