SMTT segue entregando cartões da bilhetagem eletrônica aos estudantes da capital e Grande Aracaju
De acordo com o coordenador de passe escolar da SMTT, José Augusto Machado, a entrega dos cartões só não está sendo mais rápida devido à metodologia inovadora empregada este ano. “Antes era só chegar ao colégio, conferir a lista dos alunos e pedir que o diretor assinasse um comprovante de que recebeu as carteiras. Agora a entrega é individual”, justifica.
Ao invés de deixar os documentos nas escolas, a SMTT, juntamente com o Setransp, encaminha uma equipe ao estabelecimento e efetua a distribuição por turma ou ordem alfabética. “Além da entrega estamos fazendo a sindicância, por isso o processo é lento”, diz o coordenador, ressaltando que a medida se faz necessária devido ao volume acentuado de passe escolar em circulação. “Aqui a gente vê que o pessoal vende o passe escolar, e não é para isso que ele é feito”, coloca.
Quando o aluno não está presente o cartão retorna para a SMTT. Para tê-lo, esse aluno deverá procurar o diretor da escola a fim de que ele emita um comprovante por meio do qual a SMTT saberá se o estudante está cumprindo com suas obrigações escolares e conseqüentemente tem o direito de receber seu cartão. “Com o aval do responsável pelo colégio, nós entregaremos o cartão na própria SMTT”, explica José Augusto.
Segundo ele, algumas dúvidas surgem no momento em que o estudante utiliza o cartão. Assim que a máquina faz a leitura, por exemplo, o número que aparece diz respeito ao total em dinheiro disponível, e não à quantidade de passes a que o portador do cartão tem direito, como pensam alguns estudantes. Além do mais, quando o valor pago ultrapassa em alguns centavos uma quantidade exata de passes, o cartão guarda os créditos, que poderão ser aproveitados numa outra aquisição.
A carteira de estudante que ainda está em uso perde a validade no momento em que o aluno recebe o cartão eletrônico, mas quem ainda tiver passes escolares, mesmo quando todos os cartões tiverem sido entregues, ainda poderá utilizá-los. “Posso garantir que ninguém vai perder. O estudante que adquiriu certa quantidade de passes antes de receber o cartão terá tempo suficiente para utilizá-los”, ressalta José Augusto.
Pontos de recarga
Atualmente estão disponíveis nove pontos para recarga dos cartões da bilhetagem eletrônica. Eles ficam situados nos terminais de ônibus da Atalaia, Rodoviária Nova e Orlinha do Bairro Industrial, no calçadão da Rua Laranjeiras e na Construnorte (Bairro Cidade Nova), bem como na SMTT, Setransp e nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE) das universidades Federal de Sergipe (UFS) e Tiradentes (Unit).
Uma novidade é que nas próximas semanas outros dez postos de recarga estarão sendo disponibilizados. Ao saber disso, o universitário Adalberto Santos Bina, 22, que utiliza o transporte público diariamente, disse que agora só vê pontos positivos na novidade.
“O único problema que eu via era a questão dos pontos de recarga, mas como terão mais, só vejo vantagens”, afirma. Outro aspecto positivo lembrado por Adalberto é a facilidade que o estudante passa a ter, uma vez que “não mais será preciso andar com muito papel no bolso”, lembra.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]