[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Diariamente, os agentes de trânsito que trabalham na organização do tráfego na capital orientam dezenas de condutores flagrados no uso do celular ao volante quanto ao risco que esta atividade representa. Ainda assim, qualquer pessoa que observar o tráfego nas vias da capital certamente constatará esta prática, que oferece sérios riscos à segurança no trânsito.

De acordo com o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Bosco Mendonça, estudos científicos revelam que, falando ao celular, os condutores demonstram um tempo de reação cerca de 40% maior a situações de risco. “Isto representa uma situação extremamente perigosa no trânsito. Quando aliamos a isto o fato de que, ao conduzir na chuva, perde-se cerca de 30 a 40% da aderência, temos um fator de risco potencial altíssimo para a integridade dos condutores e pedestres na capital”, explica o superintendente.

Segundo Mendonça, inúmeras campanhas de esclarecimento e distribuição de material informativo já foram realizadas e, ainda assim, o número de infrações constatadas diariamente continua alto.

Punição

Bosco Mendonça esclarece ainda que o condutor flagrado no celular poderá ser enquadrado no que determina o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, respondendo por uma infração média (4 pontos) com valor correspondente a 80 UFIR´s. Em Aracaju e outras capitais, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito, são registrados diversos acidentes onde o principal fator causador foi justamente o uso do celular.

“Nós podemos ceifar vidas de inocentes por uma ação negligente, que pode ser evitada com a adoção de uma conduta cidadã no trânsito”, enfatiza Mendonça. “Nos casos em que for realmente necessário atender a uma ligação, recomendamos que o condutor procure um local seguro e permitido para parar o veículo. Assim, são evitadas situações de risco que podem produzir grandes transtornos”, recomenda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.