[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Além de ser responsável pela engenharia, controle, fiscalização e sinalização do trânsito em Aracaju, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) investe permanentemente em capacitação e educação para o trânsito através de iniciativas que envolvem todas as categorias de motoristas profissionais ou não, além de jovens em idade escolar que aprendem as primeiras noções de trânsito na Escolinha da SMTT.

Os números revelam o alcance do projeto destinado a contribuir com a formação dos futuros motoristas. De acordo com dados da SMTT, em 2005, passaram pelos bancos da Escolinha de Trânsito 6.911 alunos oriundos de escolas públicas (estaduais e municipais) e particulares. Em 2006, só no primeiro semestre, foram atendidos 4.417 alunos que participaram de todas as atividades do curso de noções de trânsito que envolvem práticas em sala de aula para a adoção de uma conduta preventiva, além de uma simulação na pista existente nas dependências da escolinha.

Campanhas

“Além disso, estamos permanentemente desenvolvendo campanhas para mostrar a importância de manter hábitos seguros e priorizar um comportamento cidadão na trânsito da capital. Exemplos disso, são as campanhas de conscientização quanto ao risco do uso do celular ao volante, dos riscos de se dirigir embriagado, dos problemas ocasionados pelo estacionamento em fila dupla na porta de escolas, dentre muitas outras”, afirma o superintendente Bosco Mendonça.

Segundo ele, em todas essas iniciativas são realizadas as chamadas blitze educativas, onde agentes e servidores da SMTT distribuem panfletos e informações aos condutores nas principais vias da cidade, além de intensa divulgação através da mídia.

“Nós também conseguimos constatar os resultados positivos da ação realizada com as crianças. Elas realizam um trabalho com efeito multiplicador, junto aos pais, difundindo as informações que receberam e iniciando a compreensão da sistemática de trânsito”, diz o superintendente.

Capacitação

Outra vertente do trabalho da SMTT é voltada especificamente aos profissionais do volante, incluindo motoristas das empresas de transporte coletivo, taxistas, motoristas do transporte escolar, motociclistas e outros condutores profissionais que recebem, periodicamente, um programa de capacitação que envolve um curso de Direção Defensiva e Segurança no Trânsito, Legislação de Transito e Relações Interpessoais.

“Este trabalho também já nos trouxe resultados significativos. No mês de abril registramos 16 ocorrências envolvendo ônibus. Já no mês de agosto, após um trabalho específico com cerca de 80 motoristas, foram registrados somente quatro ocorrências envolvendo ônibus”, enfatiza Mendonça.

Sinalização e Fiscalização

A SMTT também deu início a uma nova sistemática na sinalização e controle do trânsito em Aracaju, reordenando o fluxo de diversas vias nos bairros da capital, além de investir na implantação do que há de mais moderno no país em controle de tráfego que é a chamada sinalização inteligente, onde sensores detectam o fluxo de veículos e alteram automaticamente os tempos de abertura de sinais. Este sistema já está sendo testado na avenida Beira Mar, no cruzamento próximo à entrada para a Unit.

A SMTT também mantém uma fábrica de placas, onde são produzidas as utilizadas na sinalização vertical em toda a cidade. “Fazemos um trabalho intenso para modernizar e humanizar o trânsito em Aracaju. Melhoramos a orientação do trânsito e investimos permanentemente para otimizar o fluxo numa cidade onde o número de veículos cresce num ritmo muito rápido”, explica Bosco Mendonça.

Ele refuta as alegações polemizadas recentemente na imprensa dando conta de que há um número alto de infrações registradas pelo sistema eletrônico, utilizando os dados estatísticos do trânsito na capital. “São cadastrados 154.293 veículos na capital, dos 286.732 registrados em todo o Estado. Mesmo com estes números, foram autuados apenas 28.351 veículos, de janeiro a julho de 2006, sendo que deste total, 8.023 são reincidentes”, exemplifica o superintendente.

“Isto mostra que apenas um pequeno contingente de condutores é sistematicamente flagrado pela fiscalização eletrônica cometendo alguma infração. A grande maioria dos condutores nunca sofreu ou sofrerá autuações. Isto se deve a uma conduta negligente de alguns motoristas que insistem em desrespeitar a legislação, pondo em risco a segurança dos demais”, salienta Mendonça.

Ele afirma que os dados de receita e despesa da SMTT são absolutamente transparentes e estão à disposição de qualquer cidadão através do site da SMTT: www.aracaju.se.gov.br/smtt, onde constam relatórios detalhados das principais ações executadas pelo órgão, bem como descrições dos principais programas desenvolvidos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.