[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A instalação de quebra-molas ou lombadas na cidade é de responsabilidade da Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e segue a resolução de número 39 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) quanto ao tamanho, largura, altura e localização para não prejudicar o tráfego, nem causar danos ao veículo. Além disso, deve ter sinalização horizontal e vertical para ser visível à distância ao condutor.

De acordo com o assessor de imprensa da SMTT, Jairo Alves de Almeida ninguém está autorizado a fazer por conta própria nenhum quebra-mola. “A comunidade pode solicitar através de ofício ou abaixo-assinado e a equipe técnica ligada à Diretoria de Planejamento e Sistemas vai in loco averiguar a situação, fazer o estudo e ver a viabilidade, pois em muitos casos não há real necessidade do equipamento, mas sim de outro tipo de sinalização”, informa.

Para evitar a proliferação dos quebra-molas irregulares em vias dos diversos bairros da capital, a SMTT mantém um canal de comunicação aberto com a população que pode, através de requerimento, solicitar a instalação de equipamentos que induzam os motoristas a trafegar em velocidades menores em locais onde ocorra grande ocorrência de acidentes, devido a imprudência e imperícias dos condutores.

Segundo Jairo Alves, apesar disso, ainda tem acontecido casos de quebra-molas irregulares prejudicando o trânsito, mas com pouca frequência. “Nos casos de colocação indevida de um quebra-molas ou de qualquer outro obstáculo que interfira no fluxo do trânsito, as equipes de fiscalização solicitam a imediata remoção, ou mesmo faz a retirada”, explicou o assessor, acrescentando chegam muitos pedidos na SMTT de novos quebra-molas.

Requerimento

A comunidade interessada na instalação desse tipo de obstáculo deve recolher o maior número possível de assinaturas, anexar um texto descrevendo claramente o problema e encaminhá-lo à SMTT, protocolando a solicitação. Assim que este procedimento for efetuado a superintendência vai determinar que o Núcleo de Planejamento faça a verificação no local. Sempre que for detectado um ponto crítico, a solicitação será atendida de imediato.

Haverá situações em que o reforço da sinalização vertical atingirá os objetivos desejados. Toda vez que a comunidade entender que está sendo ameaçada por riscos dessa natureza deve, de imediato, se dirigir ao órgão que mantém um corpo de técnicos capacitado para propor a solução de qualquer problema envolvendo o trânsito da capital.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.