[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) encerrou hoje, terça-feira, o Curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros para motoristas de transporte escolar de Aracaju. As aulas tiveram duração de 10 horas e aconteceram no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

De acordo com o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo César Góis Paiva, o objetivo das aulas é atualizar conhecimentos dos condutores para tornar ainda mais seguro o transporte de estudantes na cidade. “Os profissionais receberam orientações, conheceram novas técnicas e retiraram dúvidas sobre o tema. Estamos dando ênfase à direção defensiva e aos cuidados necessários ao dirigir com crianças”, revela.

O Curso faz parte da programação elaborada pela Prefeitura Municipal de Aracaju para marcar a passagem da Semana Nacional de Trânsito, que está sendo comemorada em todo o Brasil, de 18 a 25 desse mês. Além dos condutores de transporte escolar, também estão participando dos cursos condutores de ônibus coletivos, motociclistas e motoboys.

Para o motorista José da Silva Oliveira, a experiência de quem trabalha conduzindo um veículo nunca é o bastante. Mesmo dirigindo veículos de transporte coletivo há mais de 20 anos, ele considera essencial retornar à sala de aula. “É imprescindível que nós estejamos sempre participando de treinamentos como esse, aprendendo coisas novas e corrigindo alguma falha”, opina Oliveira, que transporta diariamente cerca de 25 pessoas, desde pré-escolares a universitários.

Segurança

Paiva, que também ministrou durante o Curso o conteúdo de Legislação de Trânsito, explica que a qualificação dos condutores é uma das prioridades da SMTT. “Hoje Aracaju conta com 120 veículos de transporte escolar cadastrados na Superintendência. Além de orientarmos e fiscalizarmos a parte de trânsito, mantemos contato permanente com esses profissionais e acompanhamos a qualidade do serviço prestado à população”, garante o diretor.

Além dos aspectos legais e instruções para uma direção segura, os participantes do Curso tiveram aula de Primeiros Socorros com integrantes do Serviço da Atendimento Móvel de Urgência. Foram abordados diversos temas, desde o que fazer no caso da criança ser vítima de engasgo, até os procedimentos adotados em situações de ressuscitação cardiopulmonar.

”É uma responsabilidade muito grande trabalhar com crianças, tanto que precisamos estar preparados para qualquer eventualidade”, defende Gilda Santos Silva, que leva para escola diariamente estudantes de 4 anos a 17 anos de idade. Ela ressalta que o horário escolhido para as aulas é bom, pois não atrapalha o seu trabalho ou dos colegas, já que não coincide com os turnos de saída ou entrada dos colégios.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, a PMA e a SMTT também estão realizando blitzen educativas, palestras e seminários. “Essa é a essência da chamada educação continuada. Todo serviço público deve, além de fazer suas atividades rotineiras, trabalhar a informação como ferramenta de conscientização”, disse a coordenadora do Samu Municipal, Ivana Mendonça.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.