SMS inicia primeiro módulo do Curso de Orientação para Gestantes
Com 34 mulheres grávidas inscritas, o primeiro módulo do curso começou ontem, quarta-feira, com as palestras do psicólogo Walter Gumes e do obstetra George Correia. O curso tem como objetivo esclarecer dúvidas e criar um momento de reflexão sobre as implicações da gravidez e o que ela representa para a mãe e o bebê.
Walter Gumes abordou os aspectos psicológicos que envolvem a gravidez e o parto. O psicólogo ressaltou a importância da relação íntima entre mãe e filho. Ele também alertou as mães para que fiquem tranqüilas nessa fase. “O bebê é capaz de sentir todas as alegrias e tristezas em sua volta”, afirmou. Na oportunidade, ele também falou sobre um tema muito discutido e de interesse das gestantes: a depressão pós-parto.
“Eu penso que a iniciativa da USF é muito válida, principalmente no sentido de priorizar um curso cuja visão é ofertar um conjunto multidisciplinar, que serve como suporte para ajudar as gestantes no que elas precisarem”, comenta o psicólogo.
Outro tema abordado no evento foi a questão das alterações que ocorrem no corpo das mulheres durante a gestação. A palestra, ministrada pelo médico obstetra George Correia, também enfocou a questão do pré-natal, essencial para que surpresas desagradáveis não ocorram. “Aqui podemos ter um contato diferenciado com as pessoas. Muitas vezes não conseguimos tirar todas as dúvidas das pacientes no escritório médico”, revela.
Inscrições abertas
A SMS e a gerência da USF Sinhazinha convidam outras gestantes para se inscreverem no Curso de Orientação. As inscrições estão abertas na própria unidade e as aulas ocorrerão sempre nas quartas-feiras deste mês, às 8h, no auditório da Caixa Econômica Federal (CEF), que fica em frente à USF Sinhazinha.
Próxima quarta-feira, além do obstetra George Correia falando sobre parto e pós-parto, será ministrado um curso de higiene, saúde e beleza, com a enfermeira Linda Leide.
USF Sinhazinha
Integrante da terceira região, a USF do Sinhazinha atende a comunidade do bairro Salgado Filho e adjacências. Estima-se que sejam em torno de 41 mil pessoas no raio de cobertura do órgão. A sua última grande reforma aconteceu no final de 2002. Com o investimento de cerca de R$ 280 mil, o espaço físico foi ampliado em 145 metros quadrados. Nove consultórios médicos e um odontológico foram instalados e a recepção foi ampliada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]