[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a exemplo de anos anteriores, projetou uma estrutura completa para o Forró Caju 2006, com a meta de atuar na prevenção (DST/Aids), promoção (Vigilância Sanitária) e cuidado geral com a saúde (Samu – 192 Aracaju). A Coordenação Municipal de DST/Aids de Aracaju, por exemplo, estará também este ano com a Palhoça da Prevenção, com uma equipe para distribuir preservativos e material educativo ao público.

A equipe da Vigilância estará presente com seis fiscais, sendo quatro da gerência de alimentos e dois da gerência de Meio Ambiente. Uma novidade para esse ano será um ponto de apoio que ficará localizado junto ao mini-hospital do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, onde permanecerá um funcionário para atender as denúncias e fazer a comunicação com os outros fiscais. O telefone do ponto de apoio é (79) 3179-1001.

A Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) realizará também uma inspeção preventiva nos bares e pontos de comercialização de produtos alimentícios liberados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para atuar no Forró Caju. O trabalho é de orientar os vendedores de alimentos quanto aos cuidados que se deve ter ao vender e acondicionar quaisquer produtos alimentícios, observando sempre a questão da higiene.

Estruturado com um mini-hospital com central de estabilização e mais três unidades móveis, sendo uma de suporte avançado (UTI móvel), o Samu – 192 Aracaju irá atuar durante os 14 dias de festa, através de 33 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, coordenadores e condutores de veículos.

O mini-hospital, a ser montado no local da festa, será composto de sala de procedimentos simples, unidade de estabilização e imobilização da vítima, sala de repouso, almoxarifado, farmácia e sala de procedimentos invasivos. Para que a tranqüilidade esteja garantida, a Prefeitura de Aracaju também estará disponibilizando o apoio técnico das equipes que integram as unidades de urgência e emergência da Saúde Municipal.

No PS Des. Fernando Franco, localizado no bairro Augusto Franco, uma equipe composta por dois clínicos, um pediatra, enfermeiro e mais cinco auxiliares de enfermagem estará pronta para prestar assistência aos pacientes encaminhados pelo Samu. Já no PS Nestor Piva, localizado na zona norte da capital, uma outra equipe composta por mais três clínicos e um cirurgião, além de um enfermeiro e mais 10 auxiliares e técnicos de enfermagem, também estará pronta para acolher as remoções realizadas pelo serviço.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.