SMS faz parceria para ampliar cobertura vacinal contra o sarampo
O encontro reuniu gestores da Saúde de 16 municípios sergipanos: Aracaju, Carira, Cristinópolis, Estância, Indiaroba, Itabaiana, Monte Alegre de Sergipe. Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru, e Umbaúba.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado de Sergipe, Giselda Melo, a reunião foi positiva. “O objetivo foi deixar os municípios, em especial aqueles que fazem fronteira com a Bahia, em alerta para que eles possam se programar contra o sarampo. Nesta quinta-feira, dia 16, as secretarias de Saúde dessas cidades deverão enviar um plano de ação para garantir a ampliação da cobertura vacinal contra o vírus”, explica Giselda Melo.
Vacina seletiva
Da Prefeitura de Aracaju, a técnica de imunização da SMS, Débora Moura continua ressaltando à sociedade aracajuana que não se trata de uma vacinação generalizada. “Todos devem ter tranqüilidade. Esta é uma vacinação seletiva. Ou seja, as vacinas contra o sarampo estão sendo dirigidas àquelas pessoas que nunca tomaram a vacina tríplice viral (que imuniza contra o sarampo, rubéola e caxumba) e aquelas pessoas que até então não pegaram o vírus. Portanto, estaremos ofertando a vacina às crianças de um ano de idade, às mulheres em idade fértil e aos homens na faixa etária de 18 a 39 anos de idade”, explica Débora Moura.
Viagem à Bahia
Das prioridades, o alerta vai para aqueles que estão dispostos a visitar à Bahia neste verão. “Se o aracajuano pretende ir à Bahia neste verão e que até então nunca se vacinou e que também não adoeceu de sarampo tem de se vacinar. E isso deve ser feito no mínimo 10 dias antes da viagem para garantir a imunização. A vacina é gratuita e está à disposição dessa população”, afirma Débora Moura.
Parceria e plantão
Pelo número do telefone (079) 8819. 0391, as equipes da Vigilância Epidemiológica do município de Aracaju e do Estado de Sergipe estarão de plantão no Pré-caju. O grupo estará de sobre-aviso e à disposição dos profissionais do sistema público e privado de Saúde quanto a possíveis notificações de suspeito-doentes. Ainda da parceira, está sendo organizado plano de bloqueio vacinal nas residências onde forem detectados suspeitos-doentes com sarampo.
A Prefeitura de Aracaju e a SMS estão agindo desde a semana passada imunizando profissionais que atuam diretamente com o turismo. A SMS atuou com a vacinação seletiva no Aeroporto Santa Maria e no Terminal Rodoviário Rolemberg Leite. Nessa segunda-feira, a SMS enviou ofício aos hospitais públicos e privados e as unidades de saúde recomendando intensificação de alerta para o atendimento de pessoas com suspeitas de sintomas da doença.
O que é Sarampo?
Antes do surto baiano, o último caso de sarampo na Bahia e em Sergipe foi registrado em 1999. Este ano, a Bahia registra 43 casos confirmados. Já Sergipe nenhum caso da doença foi registrado até agora.
O sarampo é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada por um vírus. O contágio acontece através de gotículas salivares veiculadas ao falar, por tosse ou espirro. A transmissão inicia-se antes do aparecimento dos sintomas e perdura até o 4º dia após o aparecimento da erupção cutânea.
Os sintomas do sarampo são febre alta; mal estar; coriza; conjuntivite; tosse; falta de apetite; pintas avermelhada na pele (exantema). Inicia-se na região atrás das orelhas, espalhando-se para a face, pescoço, membros superiores, tronco e membros inferiores.
Não existe tratamento específico, o doente tem de ter cuidados especiais como repouso; dieta branda (conforme aceitação do doente). O usa de medicamentos como anti-térmicos e analgésicos devem ser utilizados quando houver febre elevada e/ou cefaléia sob orientação médica. Ao doente, outras medidas são aconselháveis como oferecer líquidos à vontade; limpeza das pálpebras com água morna para remoção de crostas ou secreções; tratar com antibióticos as complicações bacterianas sob indicação médica (otites, pneumonia, laringotraqueobronquite).
A vacina Tríplice Viral (que combate o sarampo, a caxumba e a rubéola) está disponível em todas as unidades de saúde do município das 8 às 17 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]