[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As técnicas orientais de relaxamento e auto-equilíbrio são cada vez mais procuradas em tempos de estresse e incertezas. Nesse contexto, e visando a promoção da qualidade de vida para a população aracajuana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza capacitação de 15 instrutores do Programa Academia da Cidade na técnica chinesa Lian Gong.

A primeira aula já foi ministrada e a segunda acontece amanhã, sábado. Todo o curso está divido em quatro módulos e totaliza 40 horas. “A capacitação será completa, com aulas de apresentação, acompanhamento de campo, correção, aperfeiçoamento e avaliação com fechamento”, diz a coordenadora do Programa Saúde do Adulto, Teresa Nogueira.

Os materiais didáticos que serão usados na capacitação foram editados pelo próprio fundador do Lian Gong, Zhuang Yuen Ming. Além disso, mostra de vídeos e outros recursos audiovisuais também serão empregados durante as aulas.

A técnica

Criada na China em 1974 pelo médico Zhuang Ming e introduzida no Brasil há cerca de 20 anos, a terapia do Lian Gong é uma prática corporal que busca o equilíbrio entre corpo e mente, essencial para o autocontrole e domínio das emoções frente às tribulações do mundo contemporâneo.

Dentre outros benefícios, o Lian Gong previne dores nas articulações, promove o alongamento e evita problemas com órgãos internos do corpo humano. Estimativas da Sociedade Paulista de Lian Gong mostram que 12 minutos diários de exercícios são necessários para corrigir problemas de postura, fortalecer articulações, tendões, pulmões e coração.

“O Programa Academia da Cidade já traz alguns recursos desse repertório oriental para os bairros de Aracaju. Já temos a prática da Yoga, por exemplo. Muitas pessoas procuram esses tipos de atividade porque a sabedoria oriental consegue fazer a junção entre corpo e mente”, informa Teresa Nogueira.

Academia da Cidade

A Prefeitura de Aracaju leva o Programa Academia da Cidade a toda população de Aracaju por meio dos 15 pólos distribuídos pela cidade. Hoje, mais de três mil pessoas de todo município são beneficiadas pelo programa. O projeto visa promover a saúde da população, mediante a orientação qualificada para a prática de atividades físicas no combate ao sedentarismo.

Programação

Amanhã, sábado – 8 às 12 horas, no prédio da Coordenação de Educação Permanente em Saúde (COEPS)

Dia 4/08 – 8 às 12 horas, no COEPS

Dia 11/08 – 8 às 12 horas, no COEPS

Dia 18/08 – 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30

Dia 25/08 – 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30

Dia 01/09 – 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.