[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A partir de hoje, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deram início a uma sequência de exames de escarro entre a população carcerária de Aracaju. A equipe de vigilância epidemiológica percorrerá todas as delegacias situadas na capital com o objetivo de diagnosticar precocemente os casos de tuberculose. Essa proposta foi lançada pela SMS na última reunião ocorrida no Ministério Público de Sergipe, da qual participaram outros órgãos envolvidos na questão.

De acordo com o coordenador municipal do programa de Tuberculose e Hanseníase, Marco Aurélio de Oliveira, a ação que será realizada contribuirá para a redução de conseqüências graves à saúde dos presos. “Nós vamos fazer esse trabalho nas delegacias, tendo em vista que antes de ser transferido para os presídios, os detentos passam pelas delegacias”, disse Marco Aurélio, ressaltando que quanto mais cedo for detectado o bacilo da doença, menor será a possibilidade de transmissão.

Após a realização da baciloscopia (exame de escarro), os casos identificados como positivos serão encaminhados e tratados pela Equipe do Programa de Saúde da Família da área de abrangência, ou seja, o preso receberá atendimento na unidade de saúde que cobre a área na qual a delegacia está situada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.