[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para esclarecer sobre a situação da dengue em Sergipe e reforçar a necessidade de notificação da doença pelos médicos, a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, participou nesta quinta-feira, 25, da reunião-almoço promovida pela Sociedade Médica de Sergipe (Somese). A apresentação esteve voltada para médicos de diversas áreas, além dos integrantes da direção da entidade.

Além de expor a atual situação epidemiológica da dengue no estado, a secretária fez um breve panorama das ações desenvolvidas pelo Governo de Sergipe. “Estamos em alerta e não podemos perder o controle. Iremos continuar com brigada estadual de agentes de endemias, já que quase 60% dos municípios estão em situação de médio e alto risco”, disse, acrescentando que o apoio da classe médica nesta luta é fundamental.

“Enquanto não temos a vacina, temos que utilizar dos métodos tradicionais. Isso significa vigiar e controlar o comportamento do vetor [o mosquito Aedes Aegypti] para que não se prolifere. E essa é uma missão de todos: poder público, profissionais de saúde e população em geral”, destacou Mônica Sampaio.

Para o presidente da Somese, Petrônio Gomes, a presença da gestora estadual de saúde é importante, porque enfatiza o que a entidade almeja entre os médicos: a prática da notificação da doença. “O enfoque da Somese é para o empenho dos profissionais em relação às notificações, já que muitos passam despercebidos nos diagnósticos. A sociedade médica também precisa contribuir”, afirmou.

Também presente na reunião-almoço, a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, distribuiu materiais gráficos para divulgação do combate à doença. “Cada um pode fazer a sua parte em seu local de trabalho, conscientizando os pacientes e repassando informações básicas que fazem a diferença. O médico é referência e pode contribuir muito nesta luta”, ressaltou Sidney Sá.

Diabetes

Ainda no evento, o médico e vice-presidente regional da Federação Nacional da Associação e Entidades de Diabetes, Raimundo Sotero, aproveitou a oportunidade para divulgar a campanha alusiva ao Dia Mundial ao Combate ao Diabetes, denominada “Vamos controlar o diabetes já”. Segundo ele, neste sábado, 27, a partir das 15h30, será realizada uma caminhada em Aracaju. A concentração será na Praça do Minigolf, localizada na avenida Beira Mar.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.