[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A seriedade e a organização com a qual o sistema público de saúde de Aracaju é tratado cruzaram as fronteiras brasileiras há muito tempo e o último exemplo disso foi a visita do mestrando em saúde pública Mathew Cathey, formado em medicina pela Universidade do Novo México. Para conhecer uma realidade diferente da América do Norte, onde o sistema de saúde é privado, Mathew escolheu o Brasil como destino e, através de uma indicação da Universidade de Campinas veio conhecer o sistema implantado em Aracaju.

Segundo Mathew, tudo o que foi presenciado aqui o impressionou muito. “É inexplicável como um país bem mais pobre do que os Estados Unidos pode garantir à população um sistema que a assegure desde procedimentos simples até os de alta complexidade”, disse ele, explicando ainda que lá a saúde é garantida pelo Governo apenas para quem é muito pobre. “Os muito ricos pagam uma fortuna porque podem e os de classe média vivem rezando para não adoecer”, complementou.

Durante o período em que esteve aqui lhe foi apresentado todo o Projeto Saúde Todo Dia e o Programa de Saúde da Família, além de conhecer algumas Unidades de Saúde da Família, toda a Rede de Urgência e Emergência, a Central de Regulação Médica, enfim, por onde passava Mathew dizia veemente que é fascinante um lugar que trata a saúde como um direito do cidadão. “Aqui a saúde inclui o usuário, não é excludente. Em janeiro quero validar o meu diploma no Brasil e fazer parte desse sistema”, finaliza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.