[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O programa Globo Rural, da Tv Globo, veiculou para todo o país na manhã desta segunda-feira , 20, uma matéria completa sobre o plantio do milho irrigado em Lagarto. O programa ressaltou ainda que a colheita só será possível através da irrigação por gotejamento fornecida pelo Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).
 
Conduzida pela equipe de reportagem da TV Sergipe, o jornalístico mostrou que a produção deve chegar a 3 milhões de espigas. “Em Sergipe, boa parte do milho verde que vai abastecer as festas de São João deste ano sairá das áreas irrigadas. Otimistas, os agricultores da região centro-sul ampliaram a lavoura”, introduziu a apresentadora do Globo Rural, Cristina Vieira.
 
Foram meses de seca em Lagarto,  mesmo assim, a plantação de milho do agricultor Marcos Menezes está verde e a colheita para o São João garantida graças a um sistema de irrigação por gotejamento com água retirada da barragem do Rio Piauí, que fica a cerca de 10 quilômetros da plantação. Ele deve colher cerca de 50 mil espigas da lavoura de um hectare.

Também por causa da irrigação pública, o agricultor Genivaldo Azevedo resolveu trocar a plantação de amendoim. Agora, metade da propriedade de dois hectares está ocupada com o milho verde. As espigas já estão brotando e ele espera colher 50 mil unidades até as festas juninas.

A chuva chegou há cerca de duas semanas na região centro-sul de Sergipe, mas o milho já estava plantado e crescido. Graças à irrigação, 480 pequenos agricultores resolveram investir na cultura que precisa de muita água para que a produção seja boa.

Na safra anterior foram plantados 40 hectares em todo o perímetro irrigado, mas hoje a área subiu para 60 hectares.

O agricultor Israel dos Santos dobrou a área plantada. Agora, são dois hectares ocupados pelo milho e uma expectativa de colher mais que o dobro do ano passado. “ O ano passado eu tirei mais ou menos 45 mil espigas. Esse ano, eu espero de 90 mil a 100 mil”, diz.

A produção nesta área deve chegar a três milhões de espigas. Na safra anterior, a colheita ficou em 1,4 milhão de espigas.

Com informações do Globo Rural

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.