[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as três Fundações Estatais de Saúde, – Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) -, reuniram-se com os sindicatos dos trabalhadores da saúde na Mesa Permanente de Negociação do Sistema Único de Saúde (SUS) para a apresentação das propostas do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV) produzido pelos trabalhadores.

A reunião também contou com a participação do representante e consultor dos sindicatos para o PCCV, Antônio Álvaro de Carvalho, que entregou um documento para o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, contendo o PCCV e todos os detalhes do plano.

O plano foi apresentado de uma forma geral para o público presente na reunião da Mesa Permanente de Negociação do SUS, trabalhadores e diretores das três Fundações Estatais de Saúde.  “Esse documento tem exatamente quatro meses que começou a ser negociado e para mim essas discussões acaloradas que tivemos representou uma experiência muito rica. A principal proposta do plano, que montei em conjunto com os representantes dos sindicatos, é a isonomia dos cargos e suas denominações, bem como a dos salários dos trabalhadores” , disse Álvaro.

O PCCV proposto pelos trabalhadores contém cinco itens principais: Critério para enquadramento do trabalhador no plano, sistema de progressão para crescimento do trabalhador na função que atua, administração do PCCV para gestão do plano e uma comissão permanente com a função de observar o funcionamento do plano. O quinto item apresentado sugere que seja elaborado um projeto de lei pelo Governo do Estado a partir das propostas apresentadas e encaminhado para a Assembléia Legislativa para apreciação dos legisladores.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, a proposta apresentada pelos trabalhadores ainda passará pelo nível central do Governo do Estado.  “A gente só tem a agradecer o  Antônio Álvaro pelo envolvimento e o empenho na Mesa Permanente de  Negociação do SUS em parceria com os sindicatos e, assim como os trabalhadores, o Governo também apresentará uma proposta de PCCV” , afirmou Antônio Carlos Guimarães.

Para o presidente do Sindicatos dos Odontólogos de Sergipe (Sindiodonto), Marcos Santana, é importante que o consultor dos trabalhadores continue participando das conversas sobre o PCCV.  “Pedimos que o Antônio Álvaro, no momento oportuno, participe com os representantes do Governo do Estado de reuniões referentes a contra-proposta do plano para que possamos ter o consenso entre os dois lados” , solicitou o sindicalista.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.