Sinalização horizontal da SMTT auxilia usuários de ciclovias e vias de rolamento
De acordo com o diretor de Planejamento e Sistema, Orlando Vieira, essa tarefa tem como função organizar o fluxo de veículos e pedestres. “Nossa meta é controlar e orientar os deslocamentos em situações de mudanças na direção da via, ou frente a obstáculos, incrementar a percepção da sinalização, além de complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação”, explica o diretor.
Para o contínuo resultado positivo diante dessas ações, a SMTT utiliza dispositivos auxiliares, que são elementos aplicados ao pavimento da via, junto a ela, ou nos obstáculos, de forma a tornar mais eficiente e segura a operação da via, utilizando materiais constituídos de formas e cores diversas, dotadas ou não de refletividade. Avenidas como Tancredo Neves, Coelho e Campos, Beira Mar e Gasoduto já possuem sinalização vertical.
O trabalho inclui ainda a execução de serviços de construção das ciclofaixas, com a implantação de tachões amarelos com refletivos, que delimitam a área da pista, instalação de placas de indicação das interrupções dos cruzamentos. Conta ainda com a implantação de faixas para passagens de pedestres, lombadas e demais materiais para o controle do fluxo de veículos. Com isso, a ciclofaixa privilegia a circulação segura de ciclistas no perímetro urbano evitando acidentes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Sinalização horizontal da SMTT auxilia usuários de ciclovias e vias de rolamento – Foto: Márcio Garcez