[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante os trabalhos no Simpósio do 36º Encontro Cultural de Laranjeiras, a era digital foi amplamente abordada pelos palestrantes que passaram pelo evento, a fim de mostrar aos fazedores de cultura como eles podem atuar para a disseminação de sua cultura através da tecnologia.

Ao longo da quinta-feira, 6, e da sexta-feira, 7, cultura, tecnologia, mídia digital, educação patrimonial e patrimônio imaterial foram abordados, de forma a mostrar que, com as novas tecnologias cada vez mais populares e acessíveis, o domínio dessas técnicas se mostram fundamentais, onde os grupos culturais puderam perceber a importância e a necessidade de manter viva a cultura através dos conteúdos digitais.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, avalia que o Simpósio é a alma do Encontro Cultural e comemora o êxito de mais uma edição das palestras que já são marca do Festival de Laranjeiras. “Durante os dois dias de Simpósio tivemos a presença maciça de estudantes, professores e fazedores de cultura, que participaram e lotaram o auditório do Campus de Arte da UFS.

Trouxemos para este Simpósio, pessoas que tem relação direta com o tema, um assunto que é inovador e que dialoga com a modernidade e com a sociedade em si. O resultado foi muito positivo, pois encontramos ressonância no público, então podemos concluir que o Simpósio cumpre mais uma vez o seu papel, que é abrir o Encontro Cultural de Laranjeiras com um debate que tem relação com o que estamos construindo para a política cultural de Sergipe”, comemorou a secretária.

Já o secretário de Cultura do município de Laranjeiras, Irineu Fontes, acredita que a discussão traçada no Simpósio irá contribuir consideravelmente para que a cultura possa se digitalizar na cidade. “Penso que as pessoas que participaram do Simpósio estão levando uma bagagem muito importante, onde o mundo digital irá servir como ferramenta para guardar a originalidade e a essência da cultura sergipana, em especial dos grupos da nossa cidade. Sem dúvida, vamos sair daqui com um bom caminho andado onde será ainda mais fácil se digitalizar a cultura em Laranjeiras e em Sergipe”, ressaltou.

Fundamental

Para os fazedores de cultura que participaram do Simpósio o tema abordado se mostrou fundamental e muito bem escolhido, afinal, através da modernização do fazer cultural, arquivos e memórias da cultura poderão manter-se vivas por muito mais tempo, além, é claro, de difundir-se ainda mais.

Para a gestora de cultura do município de Moita Bonita, Rebecca Melo, todas as discussões levantadas pelo Simpósio foram extremamente importantes, pois a cultura vive um momento de efervescência da questão do patrimônio cultural material e imaterial. “A escolha do tema já foi muito apropriada, pois discute a tecnologia aliada ao patrimônio cultural. Em Moita Bonita, por exemplo, temos muitos grupos folclóricos e manifestações culturais, que precisam ser revistas como identidade do povo moitense. Com certeza estamos levando informações muito proveitosas para aplicar em nossa cidade”, disse.

Já a pesquisadora Luciana Aguiar, que veio a Sergipe especialmente para estudar o Encontro Cultural de Laranjeiras, afirma que está muito feliz em ter participando do evento e defende a escolha do tema, como bastante atual e pertinente a ser discutido em um encontro como este. “Abrir esse debate é muito importante, principalmente neste Encontro Cultural que reúne uma efervescência tão grande de manifestações artísticas e populares, onde todos que assistem as apresentações filmam e fotografam. Então a pergunta é: o que fazer com esse material? Como cuidar desse acervo? Acredito que respostas como estas foram muito bem respondidas e tratadas durante todo este simpósio”, completou a pesquisadora.

Debate com os mestres

A programação da última tarde de Simpósio, debateu as tecnologias com jovens mestres que preservam sua cultura e inseriram seus grupos e comunidades no processo de modernização e disseminação da sua cultura através da grande rede.
Participaram do debate mediado pela professora e historiadora Aglaé Fontes, a mestre das Taieiras de Laranjeiras, Bárbara Cristina; João Paulo Marôpo, da Casa Grande Nova Olinda, em Pernambuco e Arycleiton Rodrigues da Silva, representante do Maracatu Nação Estrela Brilhante, do Recife.

De acordo com João Paulo Marôpo, a tecnologia digital vem a ser o testamento que vai resguardar a cultura imaterial, e é nisso que se dá a importância de se discuti-la. “A cultura imaterial é intangível, por isso que este é um processo muito importante. Nós na Fundação Casa Grande, por exemplo, utilizamos todas as ferramentas disponíveis na era digital, justamente para resguardar, preservar, difundir e salvaguardar o nosso patrimônio imaterial, que é a história do homem da nossa região”, lembrou.
Já para a mestre das Taieiras de Laranjeiras, Bárbara Cristina, existem muitos pontos positivos na disseminação das tecnologias junto à cultura, mas segundo a mestre, é necessário, porém, ter um cuidado com pontos que precisam permanecer reclusos nas tradições.

“Acredito que o IPHAN mantém uma documentação muito grande e importante com relação ao patrimônio material e imaterial, mas a rede, é acessível a grande parte da população, e há a possibilidade de qualquer pessoa incluir conteúdo nela. Assim, quando incluímos conteúdo na internet, muitas outras pessoas terão acesso a ela, divulgando nossas tradições, por isso devemos ter muito cuidado com o que é passado e como se é passado para a internet”, destacou.

Este mesmo pensamento é compartilhado pela professora e especialista em cultura popular, a professora Aglaé Fontes. “Tudo que estamos discutindo neste Encontro é pertinente pelo tempo em que vivemos, essas mídias estão em todos os lugares então por que não incluí-las na área cultural? Vejo isso tudo como um mecanismo de exposição partindo de muito estudo para não criarmos notícias sem subsídios, que apenas mostram e não comunicam”, criticou.

Para finalizar a programação do Simpósio os repentistas ‘Vem Vem e Galego da Viola’, brindaram o público com entoadas que retrataram o Encontro Cultural, e muitos agentes de cultura presentes na ocasião.

Programação

As festividades do Encontro Cultural de Laranjeiras prossegue até o próximo domingo 09, com uma programação bastante diversificada. Constam nas comemorações, cortejos folclóricos pelas ruas da cidade, shows artísticos e a grande procissão de Santos Reis na tarde do domingo.

Confira a programação completa:

DIA 08 – SÁBADO
09:00 – 12h
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA
PALCO DONA LALINHA
(Largo do Quaresma)
DIA 08 – SABADO
16:00 – Reisado Bejamim – Laranjeiras/SE
16:15 – Cacumbi Mirim – Laranjeiras/SE
16:30 – Samba de Pareia Mirim – Laranjeiras/SE
16:45 – Pastoril de Brejo Grande – Brejo Grande/SE
17:00 – Samba de Pareia – Laranjeiras/SE
17:30 – Cacumbi Mestre Deca – Laranjeiras/SE
18:00 – Samba de Coco – Laranjeiras/SE
18:30 – Axé Zumbi – Maceió/AL
19:00 – Grupo GODAP Grupo Olimpiense de Dança Parafolclorica – Olimpia/SP
19:30 – Grupo Batalhão 1° de São João – Laranjeiras/SE
20:00 – Tenente Lucena – João Pessoa/PB
20:30 – Uauiara – Belém/PA
21:00 – Maracatu Estrela Brilhante – Pernambuco
21:30 – Reisado Sergipano – Guarulhos/SP
22:00 – Show Patricia Polayne
00:00 – Show Sergival
DIA 09 – DOMINGO
16:00 – Violeiros
18:00 – Show Pe. João Carlos (Rede Vida)
20:30 – Grupo Uauiara Para
21:00 – Grupo Jacoca – Paraiba
21:30 – Grupo Maracatu Estrela Brilhante – Pernambuco
22:00 – Axe Zumbi – Alagoas
22:30 – Tenete Lucena – Paraiba
23:00 – Show The Baggios
Grupo São Gonçalo da Mussuca
Patricia Polayne
Grupo Naurêa
Pe. João Carlos
Grupo Casaca de Couro
Cacumbi do Mestre
TABLADO CULTURAL SEU OSCAR (Dança)
(Praça da Matriz)
DIA 08 – SABADO
10:00 – Ilariô – Pirambu/SE
10:20 – Guerreiro Treme Terra de Jaboatã/SE
10:40 – Reisado das Filhas de Maria – Itaporanga/SE
11:00 – Samba de Coco São Benedito – Santo Amaro/SE
11:20 – Reisado 12 Estrelinhas – Rosário do Catete/SE
11:40 – Guerreiro do Siririzinho – Rosário do Catete/SE
14:00 – Pastoril Belas Pastoras – Brejo Grande/SE
14:20 – Reisado São Benedito – Laranjeiras/SE
14:40 – Samba de Coco Pisada Quente – Santo Amaro/SE
15:00 – Reisado Flor do Lirio – Laranjeiras/SE
15:20 – Ciranda de Roda – Lagarto/SE
15:40 – Maracatu do Brejão – Brejo Grande/SE
16:00 – Grupo Dança Sream – Aracaju/SE
16:30 – Grupo de Dança Imounrara – Aracaju/SE
17:00 – Balé Folclorico de Laranjeiras/SE
17:30 – Rick de Carlo Cia Dança – São Cristovão/SE
18:00 – Memorias de Mulungu – Laranjeiras/SE
19:00 – Disfaça e Chora Espaço Liso Dança Cartola – Aracaju/SE
20:00 – Show Douglas Voz e Violão
DIA 09 – DOMINGO
10:00 – Reisado de Sabau – Pirambu/SE
10:20 – Cacumbi de Juarez – Itaporanga/SE
10:40 – Samba de Roda – Simão Dias/SE
11:00 – Pastoril – Propria/SE
11:20 – Batucada Novo Horizonte/SE
11:40 – Lampião Rei do Cangaço
14:00 – Companhia Mafuá – Aracaju/SE
14:30 – Frutos da Terra – Laranjeiras/SE
15:00 – Dança do Macule – Nª Srª do Socorro/SE
16:00 – Lateiros Curupira – Aracaju/SE
17:00 – Chegança Almirante Tamandaré – Laranjeiras/SE
18:00 – Reisado de Nadir – Laranjeiras/SE
18:30 – Guerreiro do Bom Jesus – Laranjeiras/SE
19:00 – São Gonçalo Juvenil – Laranjeiras/SE
19:30 – Show Tânia Maria
Banda Oganjah
Parafusos de Lagarto
Sisal Roots
PALCO ZIZINHA GUIMARÃES (TEATRO)
DIA 08 – SABADO
16:00 – Grupo Imbuaça –
O mundo tá virado, tá no vai ou não vai. uma banda pendurada, a outra em breve cai.
Aracaju – SE
17:00 – Grupo Mamulengo do Cheiroso – Brincando Com Cheiroso – Aracaju – SE
18:00 – Cia de Teatro Itapoart’s – As Aventuras de Zé Trambiqueiro – Itaporanga – SE
19:00 – Grupo Êxtase – Solidão – Aracaju – SE
20:00 – Gê Martins Produções Artísticas – Nós…Pício – Cuiabá – MT
21:00 – Cia de Teatro Stultífera Navis – Antígona – Aracaju-SE
DIA 09 – DOMINGO
17:00 – Grupo Raizes – Jogos & Brinquedos Populares – Aracaju-SE
18:00 – Grupo Teatral Oiteiros – Romeu e Julieta – Gararu-SE
19:00 – Cia o Mínimo Sim Salabim – Aracaju-SE
19:30 – Cia Reflexos da Alma – Uma Vez o Amor – Estância-SE
ESPAÇO IGREJA MATRIZ (Musica Instrumental)
Igreja Matriz Coração de Jesus
DIA 07 – SEXTA-FEIRA
19:00 – Grupo Renantik Musica Medieval e Renascentista – Aracaju/SE
DIA 08 – SABADO
19:00 – Coral Coração de Jesus – Laranjeiras/SE
DIA 09 – DOMINGO
18:00 – Grupo de Flauta e Violão Meninos da Comandaroba – Laranjeiras/SE
19:00 – Coral Os Canarinhos – Aracaju/SE
PALCO ERNESTO LIRA
(Clube Antônio Carlos Franco)
DIA 07 – SABADO
09:00 – Plenitude do Forro
11:00 – Agnaldo e seus teclados
13:00 – Sedução do Arrocha
15:00 – Adilson Laranjeiras
17:00 – Sisal Roots
19:00 – Pagode Bacana
DIA 08 – DOMINGO
09:00 – Banda Estrelar
11:00 – D’Havainas
13:00 – Humildes do Arrocha
15:00 – Estilo Massa
17:00 – Swing Bom
19:00 – Rafael Costa
Grupo Imbuaça
Grupo Mamulengo do Cheiroso
Sergival
EXPOSIÇÃO
OFICINA ESCOLA DE LARANJEIRAS
Exposição de Fotografia Lambe-Sujos e Caboclinhos – Zambrana (fotografo)
ANTIGO FORUM LEVINDO CRUZ
Exposição Moradas – Coletânea com 15 Artistas (Alvaro Vilela, Benedito Letrado, Ysa Vane Farias, Jr.Beira Mar, Marcio Garcez, Marco Viana, Michel Oliveira, Mônica Flávia Carvalho e Tanit Bezerra)
CAMPUS DAS ARTES UFS
Retratos Art in Africa – Guga Viana
SEDE DA FILARMÔNICA SANTA BARBARA
Entre a Fé e a Febre – Guy Veloso (fotografo)
MUSEU DE ARTE SACRA DE LARANJEIRAS
As Sete Dores da Co-Redentora do Homem: Nossa Senhora das Dores
MUSEU AFRO DE SERGIPE
Resistência do cativeiro às ruas: A luta dos escravos em prol da liberdade
OFICINAS
OFICINA ESCOLA DE LARANJEIRAS
Renda Irlandesa – Gilda – 15 dias
Costumização – Adenúzia Santos Lima – 3 dias
ANTIGO FORUM LEVINDO CRUZ
Reciclagem, Artes Ambiental – Ágda Maria de Oliveira Vieira – 9 dias
ANTIGO FORUM LEVINDO CRUZ
“Sabado da Fotografia” – Francisco Moreira da Costa e Jr Beira Mar (fotógrafos)
Dia 09/01/2011- Das 09h as 12 e das 14h às 17h
ESCOLA JOSÉ MONTEIRO SOBRAL – MUSSUCA
O imaginário Colorido – Elias Santos – 30 dias
CETA – CASA ROSA
Oficina de Maquiagem Teatral – Irene de Castro Santos Souza – 05 dias
ESCOLA DE MÚSICA LIVRE SANTA BARBARA
. Oficina de Construção de Pífano – Carlos Valverde – 04 dias
. Oficina de Canto – Álvaro Araújo – 04 dias
. Oficina de violão – Ítalo Wagner – 04 dias
. Oficina de Percussão – Otílio Saminêz – 04 dias
CINEMA
CINECLUBE CÂNDIDO ARAGONÊS DE FARIAS E CINE CIRCUITO LIVRE
 Localizado na Escola Estadual Zizinha Guimarães
Dia 08/01/2011- Sábado
Às 09h e 14h
PALCO JOSÉ SOBRAL
(Praça de Eventos)
DIA 07 – SEXTA-FEIRA
22:00 – Show com Chiko Queiroga e Antônio Rogério
00:00 – Show Jorge Versilo
02:00 – Julinho Porradão
DIA 08 – SABADO
22:00 – Show com Pedro Henrique e Gabriel –Aracaju/SE
00:00 – Show com Margarethe Menezes – Salvador/BA
02:00 – Show Calcinha Preta
DIA 09 – DOMINGO
22:00 – Show Danielzinho
00:00 – Show Black Stay

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.