[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A cidade histórica de Laranjeiras está em festa com a realização do XXXIV Encontro Cultural. O Encontro, que acontece de 8 a 11, é uma promoção do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, e da Prefeitura de Laranjeiras. A abertura aconteceu nesta quinta-feira, 08, com o simpósio ‘Política Cultural: Cidadania e Identidade’.
 
A solenidade foi realizada na Escola Estadual Professora Zizinha Guimarães e contou com a participação do secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, e da prefeita de Laranjeira, Maria Ione Sobral, além de pesquisadores, estudantes e agentes culturais. O simpósio será encerrado sábado, com a efetivação do Fórum de Gestores Municipais de Cultura.

Segundo o secretário Luiz Alberto dos Santos que, durante a abertura do simpósio representou oficialmente o governador do Estado, a realização do Encontro Cultural conta com o interesse do Governo em estimular a sociedade para a discussão da Cultura em Laranjeiras. “Queremos aproveitar o evento para despertar nos seus participantes o interesse em desenvolver atividades cotidianas que valorizem as potencialidades de Laranjeiras e de outros municípios”, disse Luiz Alberto.
 
Considerando ser o Encontro um marco para o desenvolvimento de uma política institucional que valorize o cenário da cidade de Laranjeiras e suas tradições culturais, a prefeita do município, Maria Ione Sobral, afirmou que está absolutamente crédula em relação aos resultados. “Embora estejamos completando o 34º Encontro Cultural, esse é o marco, como se fosse o primeiro encontro. Isso porque fomos inseridos no plano Verão Sergipe do Governo do Estado. Isso nos estimula a iniciar, a partir deste evento, um grande trabalho para que Laranjeiras seja uma das mais importantes cidades turísticas do Estado”, informou a Prefeita.
 
Para o palestrante e professor do Programa de Mestrado de Sociologia da UFS, Marcelo Ennes, o Encontro representa um dos mais importantes mecanismos de preservação deste bem cultural, que é a sabedoria popular muito bem representada através das suas manifestações folclóricas, seja na Taieira, Chegança, Cacumbi, São Gonçalo ou dos demais grupos que fazem suas apresentações pelas ruas da cidade coroando o evento e mantendo as tradições.
 
Luiz Augusto Constantino Diniz, aluno do segundo período do curso de Museologia da UFS e participante do simpósio, comentou sobe o evento. “A cidade de Laranjeiras recebe centenas de turistas que vem conhecer de perto as potencialidades culturais de um município que mantém viva uma memória histórica imprescindível para o entendimento da nossa formação e identidade. A realização do simpósio e suas oficinas, além das exposições que se espalham pelos espaços da cidade, nos assegura a identificação de uma história que se mantém viva na memória dos sergipanos”, disse Luiz Diniz.

Durante o período de realização do Encontro Cultural, o público contará com uma programação diversificada, composta por exposições fotográficas, artesanato, literatura de cordel, cinema, dança, teatro e lançamento de livros, além de apresentações de grupos folclóricos e shows artísticos dentro do Projeto Verão Sergipe.

Histórico

Laranjeiras foi fundada como Vila pertencente à freguesia de Nossa Senhora de Socorro em 7 de agosto de 1832 e passando a ser cidade em 4 de maio de 1848. É hoje, considerada um museu a céu aberto pela riqueza do seu patrimônio arquitetônico e artístico, alinhado a expressão das suas manifestações culturais. O Encontro Cultural traça um olhar sobre a importância da preservação desse conjunto de formas e tradições que compõe o cenário histórico de Laranjeiras.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.