[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em mais um fim de semana consecutivo, o programa Bem Mulher será levado ao interior sergipano. Neste sábado, 28, será a vez das moradoras de Simão Dias receberem orientação sobre a necessidade de cuidarem da saúde e, ao mesmo tempo, terem acesso a exames para diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e da mama, entre outros. As ações acontecerão entre as 7h e 17h na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Assim como nos municípios por onde o Bem Mulher já passou, a programação inclui a realização de oficinas com os temas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Reflexos do Corpo e Planejamento Familiar; a viabilização de laqueaduras tubárias (cirurgia para esterilização definitiva da mulher) e inserção do DIU (dispositivo intra-uterino); e a oferta do teste rápido para detecção do vírus HIV, além dos exames para diagnóstico do câncer de colo uterino e de mama.

Toda a estrutura é montada com o apoio das prefeituras, que não apenas cedem os espaços das unidades de saúde para o atendimento, como disponibilizam seus profissionais, em especial, os da área de enfermagem. Para que eles entrem em sintonia com a lógica do Bem Mulher, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) faz um treinamento sempre na semana em que o programa será realizado no município.

Outras atividades ainda completam o dia de mobilização em prol da saúde da população feminina, como a disponibilização de vacinas e do serviço de Ouvidoria da Saúde, onde se pode manifestar críticas e sugestões ao Sistema Único de Saúde (SUS). Até agora, o programa já alcançou mais de 2.500 mulheres nas cidades de Pirambu (edição piloto realizada em fevereiro), Ribeirópolis, Lagarto, Boquim e Pedrinhas.

Como as ações do Bem Mulher não se restringem ao dia agendado para as atividades, desse total de cidadãs atendidas, o programa providenciou 960 encaminhamentos. “Todas aquelas que demandam acompanhamento, exames especializados, tratamentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia, entram no sistema de saúde sob a coordenação da SES”, explica Carlos Adriano Almeida, coordenador interino da Atenção Básica.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.