[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai intensificar as ações de combate à dengue no município de Simão Dias, distante 103 quilômetros de Aracaju, a partir desta quarta-feira, 4. O trabalho educativo e de eliminação de criadouros será semelhante ao que foi realizado no início de maio nas cidades de Aquidabã, Itabaiana, Laranjeiras, Carira, Tobias Barreto, Feira Nova e Tomar do Geru, localidades que registraram óbitos por causa da doença.

"Desta vez, no entanto, o que motivou a atividade não foi o registro de casos graves ou morte. Aliás, é justamente o contrário disso. O município de Simão Dias tem nos chamado a atenção pelo baixo índice, mesmo estando numa região onde outras cidades estiveram em situação de epidemia. Por isso, esta ação terá um caráter mais educativo", destacou Sidney Sá, gerente de Antropozoonoses da SES.

O trabalho se estenderá até sexta-feira, 6, na sede e em povoados do município. Para tal, cerca de 220 profissionais estarão envolvidos. "Contaremos novamente com o apoio do Corpo de Bombeiros, que vai disponibilizar 150 homens. Os demais serão agentes de endemias e de saúde de Simão Dias. Juntos, eles vão orientar os cidadãos, destruir possíveis criadouros e remover o lixo das ruas", explicou Sidney.

Redução

Durante o mês de abril foram notificados em Sergipe 14.042 casos de dengue. Até o dia 23 de maio, o sistema de informações alimentado pelos municípios e consolidado pelo Estado registrava 2.805 casos notificados da doença, o que representa uma redução parcial aproximada de 80%. Outra atualização nos números será realizada esta semana.

A gerente destaca ainda que a redução de casos não pode representar o fim do combate ao Aedes aegypti. "O poder público e a população devem permanecer alertas, inclusive porque ainda há casos de morte por suspeita de dengue. Precisamos do envolvimento de todos não só no período epidêmico, mas principalmente nos meses em que a doença pode acabar sendo esquecida", concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.