[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado de Turismo de Sergipe, através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), realizou na manhã desta quarta-feira, 26, uma reunião no auditório do Palácio Museu Olímpio Campos com representantes de municípios sergipanos que possuem atividades turísticas em seu território. O objetivo do encontro foi ouvir os gestores para o desenvolvimento do Projeto de Fortalecimento Institucional da Gestão do Turismo no Estado e as necessidades primárias para o fortalecimento do setor nos municípios.

Diagnosticar as necessidades de mudanças na gestão do turismo é um projeto da Setur que já está sendo desenvolvido desde julho e tem a previsão de ser concluído em dezembro. As necessidades de cada município vão ser incluídas no projeto do Prodetur para uma melhoria da gestão do turismo sergipano.
 
O secretário de Turismo, Elber Batalha, acredita ser importante a diminuição da distância entre todos os setores da cadeia do turismo do estado. Ele explicou que o Plano de Atualização de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), no âmbito do Prodetur, é de suma importância para a solidificação dos destinos turísticos do nosso estado. “Além de ser algo estruturante para o turismo no nosso estado, esse estudo é um dos requisitos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para finalizarmos os trâmites comerciais para o convênio de R$ 1 milhão de dólares. Precisamos canalizar este montante de investimentos de forma significativa. A nossa meta é fazer um trabalho técnico, mas que mostre resultados. Nossos relatórios têm que afetar quem está na ponta da relação turística”, disse.
 
Identificar papéis e interfaces dos diferentes órgãos municipais e demais instituições envolvidas no processo é a intenção deste trabalho, além de identificar os gargalos da gestão pública. Outra questão são as ações do Prodetur distribuídas em 30 municípios sergipanos. “Por isso a necessidade dos órgãos de turismo estejam organizados para uma gestão futura do setor para receber os recursos do BID. A atividade como um todo vamos fazer uma discussão minuciosa futuramente”, informou Joab Almeida, gerente do Prodetur em Sergipe.
 
A participação dos municípios foi fundamental e cada representante apresentou os problemas da gestão municipal. O vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Diego da Costa, ressaltou que por ser um estado pequeno, Sergipe tem facilidade em gerir o turismo. “No turismo, precisamos dividir as responsabilidades efetivas, não sabemos ao certo a competência nas ações dos órgãos”, pontuou.
 
Inventariação Turística

Durante a reunião, o secretário Elber Batalha falou sobre outro projeto que está sendo desenvolvido pela Setur: Inventariação Turística. A partir de agora, as informações turísticas serão atualizadas com uma base de dados moderna para que o turista que chegue a Sergipe coloque em seu GPS e tenha todas as informações necessárias para seu deslocamento no estado.
 
“A Inventariação Turística será desenvolvida em parceria com as instituições de ensino e a colaboração com os municípios envolvidos”, disse o secretário, lembrando que o resultado deste projeto é o aumento na movimentação turística em Sergipe. “O turismo criou 1082 empregos diretos com carteira assinada este ano. O projeto de Inventariação Turística servirá para que os restaurantes tenham mais movimento, que os hotéis estejam sempre cheios”, disse.
 
Presenças

Estiveram  presentes representantes dos municípios de Brejo Grande, Laranjeiras, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Canindé de São Francisco e São Cristóvão, além da Secretária de Turismo, Empresa Sergipana de Turismo e Secretaria de Planejamento de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.