Setur discute capacitação para a Copa 2014 com rede hoteleira
O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, esteve reunido com os hoteleiros de Sergipe em um café da manhã, no Hotel Mercury, a fim de discutirem propostas de melhorias para o setor e as capacitações para a Copa de 2014. Participaram do encontro o secretário-adjunto, José Roberto de Lima, e o diretor de Operações da Emsetur, Sérgio de Oliveira. Quem também esteve presente foi o diretor comercial da Deso, Amito Brito.
Durante o café, o secretário de Turismo explicou aos hoteleiros as tratativas do programa Pronatec Copa na Empresa, que tem o objetivo de promover a qualificação de profissionais que já estejam trabalhando no setor do turismo, de forma a complementar a ação do Pronatec Copa. “Esse programa depende exclusivamente do interesse dos hoteleiros em participar do projeto”, lembra Elber Batalha.
Pronatec Copa na Empresa
De acordo com o Pronatec Copa na Empresa, apenas Aracaju será a cidade beneficiada em Sergipe, já que existem alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo porque está no entorno das cidades contempladas e destinos turísticos brasileiros consolidados nacional e internacionalmente”, pontuou.
O papel da Secretaria de Turismo é de um Acordo de Cooperação Técnica com o MTur para a realização do Programa, no qual as principais obrigações da Setur é de sensibilizar as empresas e instituições representativas, articular com o MTur e negociar o curso com o ofertante, além de acompanhar a execução do programa. As adesões ao Pronatec Copa na Empresa são voluntárias e poderão ser solicitadas por todas as empresas do setor e serão ofertadas pelo Sistema “S” (unidades do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT), escolas públicas federais e estaduais (institutos federais e escolas estaduais de educação profissional).
Ao todo serão ofertadas 508 vagas em diversas áreas profissionais e em língua estrangeira para a cidade de Aracaju neste ano. E após a conclusão dos cursos de uma empresa com aproveitamento do curso ministrado, o MTur concederá uma distinção que informa. “Esta empresa se preparou para a Copa”.
Capacitação
Ainda no café, também foi anunciado um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de 100 milhões de dólares, para ser usado em até cinco anos. O convênio será assinado até o mês de abril. Esse programa faz parte de projetos desenvolvidos pelo Prodetur. “Esse programa é diferente dos outros já ofertados, já que terá dois grandes componentes, a promoção do destino e a capacitação profissional. Além disso, não é só Aracaju que será beneficiada. As cidades litorâneas e as do Polo Velho Chico, também serão priorizadas”, informou o secretário-adjunto, José Roberto de Lima.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Setur discute capacitação para a Copa 2014 com rede hoteleira – Fotos: Ascom/Setur