Setrab realiza palestras preparatórias para ‘Conferência Estadual do Trabalho Decente’
A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) realiza na próxima sexta-feira, 19, uma série de palestras preparatórias para a “I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente (I CEETD)”. O evento acontece no auditório da secretaria (rua Riachuelo, 726, São José, Aracaju), a partir das 9h.
Na avaliação do secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas, conferência é de fundamental importância para a construção participativa e democrática. “A nossa proposta é obter subsídios que contribuam para o processo de formulação da Agenda Estadual do Trabalho Decente em Sergipe”, observou.
Evento acontecerá em 25 de novembro, em Aracaju, e tem por finalidade divulgar a temática do trabalho decente e realizar uma ampla consulta para obter elementos que ajudem a formular a Agenda Estadual do Trabalho Decente em Sergipe.
Programação
9h: Abertura
Marcelo Henrique da Silva Freitas
Secretário de Estado do Trabalho de Sergipe, formado em Administração pela Faculdade de Sergipe e pós-graduando em Gestão de Pessoas.
9h10h: Palestra com Andrea Rivero de Araújo
Mestra em Estudos Internacionais do Instituto de Estudos Internacionais e do Desenvolvimento (Genebra, Suíça) e pós-graduada em Políticas Sociais, Desenvolvimento e Pobreza da Universidade Alberto Hurtado no Chile. Formada em Relações Internacionais pela Tufts University (Boston, Estados Unidos). Coordenadora Nacional do Projeto de “Fortalecimento dos Serviços de Inspeção do Trabalho” também na OIT, em 2010. Oficial de Projeto e Programas de Trabalho Decente em Países do MERCOSUL. Atualmente, desenvolve suas atividades no âmbito da assistência técnica que a OIT está prestando ao processo da Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente.
Tema: “Trabalho decente: origem, significado e perspectivas”
9h50: Palestra com Patrícia Lacerda Trindade de Lima
Advogada, pós-graduanda em Direito Público pela Unifacs, assessora Especial da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e Coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente.
Tema: “Agenda Bahia do Trabalho Decente – uma experiência inovadora”
10h30: Coffee Break
10h45: Palestra com Luis Moura – Dieese
Economista, especialista em reestruturação produtiva; Supervisor Técnico do Escritório Regional do Dieese em Sergipe; responsável técnico por tarefas envolvendo elaboração de estudos sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho e à economia, envolvendo organização de bancos de dados macroeconômicos, setoriais e conjunturais, elaboração de estudos temáticos e setoriais, análise de balanços, cálculo de índices de salários nominais e reais; Pesquisa e cálculo da Cesta Básica em Aracaju; Seminários sobre esses temas para entidades sindicais.
Tema: “Desempenho do mercado de trabalho em Sergipe”
11h25: Aberto aos convidados para perguntas aos palestrantes
12h: Encerramento