[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O estado de Sergipe apresentou no último mês de setembro um crescimento nominal de 5,4% em relação ao mesmo período de 2012, no setor de serviços. O viés positivo da informação, baseada na Pesquisa Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a recuperação do setor de serviços em Sergipe, que no acumulado do ano apresentou um crescimento de 3,4% e nos últimos 12 meses em 3,5%. Pelo estudo, a situação vem melhorando desde os resultados de agosto último, que apresentou um aumento de 5,4%, igual ao observado no mês de setembro.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, a manutenção deste mesmo índice (5,4%) nos últimos dois meses divulgados (agosto e setembro) em contraposição ao índice de -1,9%, de julho/2013, é um sinal de recuperação deste importante setor na economia sergipana. “Nossa expectativa é que esta trajetória seja mantida nos meses seguintes, pois é um setor que emprega muitas pessoas e proporciona renda familiar e renda tributária direta para o Estado e os municípios, além disso, temos verificado sinais de implantação de mais empresas neste setor de atividade econômica”, destacou.

Do ponto de vista metodológico utilizado pelo IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) tem por objetivo produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não-financeiros e de seus principais segmentos, abrangendo variado conjunto de atividades. São eles, os serviços prestados às famílias; serviços de alojamento e alimentação e outros serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias; serviços profissionais, administrativos e complementares; serviços técnico-profissionais e serviços administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio; transporte terrestre; transporte aquaviário; transporte aéreo; armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio; e outros serviços.

Conforme explicou o secretário Saumíneo Nascimento, a Pesquisa Mensal de Serviços investiga as empresas de serviços que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja receita provenha predominantemente da atividade de prestação de serviços e que estejam sediadas no território nacional.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.