[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cenários atuais da comunicação, obstáculos, alternativas, riscos e modelos da comunicação interna. Esses assuntos foram abordados durante o primeiro dia da sétima edição do Projeto de Qualificação em Comunicação, o Proquali, realizado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom). Durante a tarde desta quinta-feira, 29, assessores de comunicação dos órgãos da administração direta e indireta e profissionais da área de comunicação de outros órgãos públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada puderam aperfeiçoar seus conhecimentos e debater o tema comunicação interna. O evento acontece no auditório da Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), em Aracaju.

Segundo a assessora do Núcleo de Integração e Projetos da Secom, Kadydja Albuquerque, o tema desse módulo do Proquali casa com um dos objetivos principais da Secretaria para esse ano, que é o de sensibilizar os servidores para uma melhoria na comunicação dentro do governo.

"O desafio que a comunicação colocou para 2008 é melhorar a comunicação interna entre os assessores das diversas secretarias, entre os assessores e outros funcionários, enfim, entre todos os atores do processo. Com isso queremos aprimorar o fluxo comunicacional do governo, a forma como as pessoas recebem as informações, melhorar o entendimento deles em relação ao projeto de governo, quais os seus valores e a sua missão", explicou.

A novidade dessa edição do módulo é a ampliação do número de vagas para permitir a participação de profissionais que não integram os quadros da administração. "Nos outros módulos a gente recebia ligações de comunicadores de outras instituições e também de estagiários. Como havia um número limitado de vagas não podíamos abrir para a participação. Agora ampliamos o número e tivemos a procura de profissionais do Senac, assessores de prefeituras de Canindé do São Francisco, de Tobias Barreto, Porto da Folha. Todos se interessaram em participar", contou Kadydja.

O módulo está sendo conduzido pelo Professor Adjunto da Universidade Católica de Brasília, João José Curvello. Ele dirige o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação (Mestrado) e coordena o MBA Gestão da Comunicação nas Organizações (UCB/Funiversa) desde 2001.

Participação

Para a assessora de comunicação da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), Carol Madureira, que participa pela primeira vez da capacitação, o Proquali é uma oportunidade única de aperfeiçoamento para os servidores da administração pública.

"Comecei a trabalhar esse ano na Fapitec e essa é a primeira vez que participo. Acho essa uma iniciativa excelente da Secom porque nos permite ganhar mais conteúdo para colocar em prática no dia-a-dia. A gente percebe quais são as dificuldades dos outros e que elas são iguais às nossas. Além disso, o palestrante, que é de fora do Estado, traz outra visão do assunto", avaliou.

Já para a profissional de relações públicas e coordenadora de atendimento da Ouvidoria-Geral do Estado, Elis Alves, a participação nos módulos do programa tem verdadeiramente garantido a reciclagem dos profissionais. "Esses encontros são bem enriquecedores no sentido de preparar, de reciclar conhecimentos e qualificar os servidores. Especificamente esse módulo serve como m subsídio para que a gente melhore o relacionamento interpessoal dentro da nossa empresa, embasado em teorias atuais", opinou.

O Proquali continua nesta sexta, 30, no auditório do Palácio dos Despachos, na Avenida Adélia Franco, das 9h às 13h. Nesse segundo e último dia, a qualificação será feita por meio de um exercício em equipes. O objetivo da prática é a construção de alternativas para uma nova Comunicação Interna.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.