SES realiza palestra para trabalhadores da plataforma Piranema
Passava das 8 horas da manhã da quinta-feira, 13, quando um helicóptero partia do aeroporto de Aracaju para levar a equipe do programa estadual DST/AIDS, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para a plataforma de petróleo Piranema. A Piranema, que uma plataforma flutuante, está ancorada a mais de 50 quilômetros da costa do município de Estância, em uma região marítima com 1,5 mil quilômetros de profundidade. As 63 pessoas que lá trabalham se revezaram no serviço para ouvir uma palestra sobre AIDS e Sífilis. A palestra fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sispat).
De acordo com o gerente do programa DST/AIDS da SES, Almir Santana, as ações do Sispat são de extrema importância para integrar os trabalhadores que convivem juntos durante 14 dias no mês, sem poder sair e ver os filhos, esposas e demais membros da família. “A conversa sobre DST/AIDS no local de trabalho dos homens é muito importante, pois eles raramente conversam sobre saúde e só vão ao médico quando estão doentes”, disse Almir Santana.
Soldador há oito anos, José Arnaldo Rodrigues Oliveira, participou da palestra com comentários e perguntas. Para ele, a palestra é um momento de esclarecimentos e de aprender mais um pouco. “Gostaria que tivesse mais palestras como essas na plataforma. Mesmo que o assunto seja o mesmo, sempre há coisas para acrescentar”, afirmou.
Márcio Jean dos Santos Menezes é um dos técnicos em segurança do trabalho da Piranema. Para ele, esse é um momento de reflexão dos trabalhadores. “As pessoas que trabalham embarcadas, geralmente estudam muito e tem mais instrução. Quando trazemos assuntos como esses para a plataforma, percebemos em nossas reuniões que eles levam o assunto para casa e debatem com as esposas e filhos”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SES realiza palestra para trabalhadores da plataforma Piranema –