[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), abriu nesta terça-feira, 12, a II Oficina de Atualização e Qualificação das Equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que prossegue até esta quarta-feira, 13.

O evento contou com a participação de profissionais e gestores de Atenção Básica da capital e municípios interior do estado que já possuem Nasf ou já têm a implantação do núcleo aprovada para apresentar e debater conceitos sobre o tema, além de criar oportunidades para troca de experiências.

A oficina, de iniciativa da Diretoria de Atenção à Saúde da SES, vai abordar temas relacionados com a lógica de processos de trabalho e do não desvirtuamento dos objetivos centrais do Nasf. “Vamos falar sobre temas que incluem desde as portarias que regem os Nasf, até a integração com a Saúde Mental, passando pelos processos de trabalho a serem implantados”, disse a diretora Interina de Atenção Básica da SES, Rosana Reis.

De acordo com o diretor de Atenção Integral à Saúde, David Souza, o Nasf tem funções e desafios que são essenciais para funcionamento da estratégia de Saúde da Família. “O Nasf tem de criar espaços de aprendizagem constantes e oferecer instrumentos para aliviar a tensão do dia a dia do profissional. Para isso, é necessário que as Equipes de Saúde da Família e o Nasf se integrem de forma pró-ativa para fazer o matriciamento das demandas”, disse David.

As novas diretrizes e modificações do Nasf preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) também foram abordadas pela técnica do MS, Clesimary Evangelista Martins. “Estamos realizando, lá no Ministério da Saúde, discussões sobre a nova política de Atenção Básica, o plano de melhoria de acesso e qualidade dos serviços, requalificação das UBS [Unidade Básica de Saúde] e da importância que a atual gestão está dando à Atenção Primária à Saúde, e vou trazer esses temas para o evento”, disse.

Humanização

A aplicação dos dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH) na Atenção Básica será outro tema abordado no evento sobre o Nasf, uma vez que os princípios dela são transversais a todas as áreas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nesta oficina, vamos fazer um balizamento dos conceitos de humanização, diretrizes e métodos, e vamos juntar com o modo de organização dos trabalhos no Nasf. Os processos de trabalhos do Nasf foram organizados a partir de diretrizes da PNH, como a clínica ampliada, com projetos terapêuticos de referência, apoio matricial e co-gestão”, explicou a coordenadora de Políticas de Humanização da SES, Jane Curbani. 

Atenção Psicossocial

De acordo com a diretora de Atenção Psicossocial da SES, Ana Raquel Santiago, a saúde mental vai agregar conhecimentos no matriciamento de pacientes através da troca de conhecimentos, que é um valor agregado pelo Nasf.  “Os conceitos levados para o Nasf de acolhimento das necessidades de saúde dos pacientes com transtornos mentais, singularidade e grupalidade, dialogam muito com a Saúde Mental e, por definição, ele já incorpora um profissional da área”, disse a diretora.

Oficina

Os avanços na Atenção Primária que serão obtidos pelos municípios que possuem Nasf a partir da oficina promovida pela SES foram destacados pelo coordenador de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Aracaju, Geison Valença. “A oficina é muito importante no momento que a gente pensa em integrar a política do Nasf no nosso município, pois nós vamos nos alinhar no que há de mais novo e mais moderno dentro da política do SUS”, disse Valença.

Sobre a realização da II Oficina de Atualização e Qualificação das Equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, a diretora-geral da Funesa, Cláudia Menezes, ressaltou o papel da Fundação que ela comanda durante o processo de educação permanente para o Nasf. “A Funesa sempre estará pronta contribuir com a qualificação e aperfeiçoamento do trabalho, e garantindo a continuidade as ações, pois o Nasf é fundamental para Atenção Primária à saúde”, concluiu a gestora.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.